Mato Grosso, 27 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Lucas do Rio Verde participa de evento sobre Cidades Inteligentes

26.03.2024
14:30
FONTE: Prefeitura

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • pref_lrv_2

Desde 2021, o município de Lucas do Rio Verde vem desenvolvendo projetos para se tornar uma cidade inteligente, que atue no crescimento sustentável, pensando nas futuras gerações. Entre os dias 20, 21 e 22 de março, o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Danilo Messias, participou da feira Smart City Expo, maior evento da área.

 

Com o tema “Reinventando Cidades Para Todos”, a quinta edição do evento foi realizado na cidade de Curitiba (PR), com o objetivo de mostrar o potencial da capital como cidade inteligente. O evento foi dividido em duas partes.

 

“No primeiro momento, foi realizado o Smart Week, onde o grupo participou de palestras, visitou institutos e iniciativas existentes em Curitiba, que foram entendidas como inteligentes. Visitamos a Fazenda Urbana, que é um lugar onde eles ensinam outras comunidades a criarem hortas urbanas, para que elas sejam implementadas, e fomos também no Instituto de Pesquisa de Curitiba de Planejamento Urbano - IPPUC, Instituto Jaime Lerner e a URBS”, disse Danilo. 

 

O Smart City Expo contou com fornecedores de produtos, soluções, inovações para as cidades, palestras e talks shows, que serviram como uma imersão para conhecer as tecnologias existentes, que podem ser implementadas para as cidades. 

 

A abertura foi feita pelo coordenador do Pacto pela Inovação de Médellin Colômbia, Santiago Uribe, que também palestrou na última semana no Show Safra 2024. Segundo Danilo, a apresentação em Curitiba foi uma das maiores palestras do evento.

 

O secretário adjunto da pasta avaliou que o evento foi positivo, trazendo exemplos que cidades inteligentes que levam em conta a necessidade das pessoas. “É importante destacarmos que uma cidade inteligente usa tecnologia, mas ela precisa pensar no cidadão, não adianta nada ser supertecnológica se a população está sendo deixada de lado, não está sendo ouvida, ou se não atende às necessidades dele. Então, a gente precisa pensar em todos os públicos que acompanham a cidade”, observou.

 

Lucas do Rio Verde já avançou no InPacto Lucas, unindo poder público, universidades, iniciativa privada e sociedade civil organizada. O resultado são projetos de inovação que começam a implantados com foco em tornar o município uma cidade referência em Green Economy (economia verde), nos próximos 10 anos.

 

“Já temos o nosso ecossistema de inovação e estamos com ele bem formado e já iniciando vários projetos. E temos como exemplo, que muitos dos projetos que são inovadores lá em Curitiba surgiram do ecossistema deles, em hubs de inovação com startups. É evidente que estamos no caminho certo pra alcançar sucesso a longo prazo em relação a ser uma cidade inteligente”, finalizou Danilo.

 

Segundo os organizadores, mais de 17 mil pessoas, entre brasileiros e estrangeiros, participaram desta edição da Smart City Expo. A participação de Lucas do Rio Verde foi um prêmio recebido no programa Cidades Inovadoras do Seciteci, com participação de 17 municípios do estado.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO