Mato Grosso, 28 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Fundação Rio Verde recebe comitiva de estudantes europeus de agronomia

05.03.2024
08:47
FONTE: Verbo Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Assessoria

    Foto: Assessoria

O agronegócio brasileiro tem chamado a atenção de profissionais que atuam no segmento em várias partes do mundo. Não é raro que regiões agrícolas do Brasil se tornem pauta de estudo para busca de conhecimento e informações sobre o desenvolvimento neste setor. E a Fundação Rio Verde, referência em pesquisas, voltou a ser palco de visita de estudantes de agronomia. O grupo, de 13 futuros profissionais do agro, veio da Áustria para conhecer um pouco da pesquisa desenvolvida em Lucas do Rio Verde, Mato Grosso.

 

Os estudantes da Fundação Maschinenring vieram acompanhados por Daniel Rosenthal, produtor rural e que serviu como intérprete durante a visita. Além de Lucas do Rio Verde, a comitiva visitou ainda outras cidades mato-grossenses. Na Fundação Rio Verde foram recebidos por Rangel Portela, diretor de Comunicações. O grupo de estudantes conheceu um pouco da história e dos objetivos da fundação, fazendo perguntas sobre o funcionamento da instituição.

 

Em seguida foram guiados até o laboratório de sementes, onde foram recepcionados pela Coordenadora Maria Luiza e a equipe de analistas. Acompanharam, atentos, informações sobre o desenvolvimento de análise de sementes de soja, milho, algodão, arroz e feijão e aproveitaram para fazer questionamentos acerca das atividades desenvolvidas no local. A visita foi encerrada com um tour guiado pela Coordenadora de Nematologia Maira Fontanela, e também no parque tecnológico que se prepara para receber o Show Safra.

 

Falando em nome do grupo, Josef Wolfthaler explicou que a Maschinenring é uma instituição que atende cerca de 2 mil estudantes, cujo curso principal é de Ciências Agrárias. O estudante explicou que a intenção, ao vir para o Brasil, foi conhecer in loco o trabalho do agronegócio. “É fascinante o que vimos porque é uma agricultura em larga escala e de inovação. Nos impressionou bastante”, disse por meio do intérprete Rosenthal.

 

Outro fator que impactou os estudantes é relacionado às áreas de produção. As propriedades rurais na Áustria são pequenas, em comparação às mato-grossenses. “A propriedade média na Áustria é de 20 a 30 hectares, bem menores. Aqui no Mato Grosso cabem 10 países do tamanho da Áustria”, observou o intérprete.

 

Os estudantes agradeceram a oportunidade de conhecer a Fundação Rio Verde, destacando o desenvolvimento das atividades de pesquisa que buscam atender as demandas dos produtores rurais. “A fundação é um elo que faz a ponte entre fornecedor de sementes e o produtor, através da pesquisa”.

 

O diretor de comunicação disse que visitas de comitivas são importantes. Rangel Portela lembra que ao longo do ano a Fundação Rio Verde abre suas instalações para recepcionar grupos interessados em compartilhar experiências. “Como são visitantes que já atuam no agro, na Áustria, a interação foi bem interessante, tanto na parte da Fundação como de visitantes, pra saber sobre as culturas que são inseridas no campo e a dinâmica como é feita no campo, nos laboratórios, onde são feitos diagnósticos para o produtor. É importante essa troca de informações”, assinalou.

 

Outro detalhe citado por Portela está na oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido na região médio-norte mato-grossense para o Brasil e outros países.

 

 

“A Fundação Rio Verde fica a disposição para futuras parceria entre as instituições, que contribuem com o avanço de novas tecnologias e inovações para o agro em geral, acreditamos  que essas visitas possibilita o  desenvolvimento de novas atividades entre as partes”, finalizou Rangel.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO