Mato Grosso, 28 de Setembro de 2024
Nacional / Internacional

'Estamos em busca da esperança', diz candidata do PP ao governo do RS

28.07.2014
09:29
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Após quatro anos como senadora, Ana Amélia tenta chegar ao Piratini em 2015
As frequentes previsões do ex-marido estão latentes na memória da candidata ao governo do Rio Grande do Sul Ana Amélia Lemos (PP). Como se fosse vidente, Octávio Omar Cardoso, falecido em 2011, costumava brincar com o futuro. Em 2010, antes das eleições, disse a ela que deveria estar preparada para se tornar senadora. Foi em um jantar a dois, em Porto Alegre. Quatro anos depois, ela reflete sobre outra mensagem.

 “Não vou gostar de morar no Palácio Piratini”, soprou Octávio durante uma caminhada pelas ruas de Natal (RN), onde o casal passava as férias que precediam o mandato no Senado. Para se confirmar, no entanto, a profecia depende da escolha das mais de 8,4 milhões de pessoas aptas a votar no estado.

Ana Amélia e sua equipe de apoio com cerca de 30 pessoas receberam o G1 numa quinta-feira chuvosa na casa que foi transformada em quartel-general da campanha, na Zona Sul da capital. Criteriosa, chegou poucos minutos depois do horário marcado. Entrou na sala, aprovou o cenário e acomodou-se em uma das cadeiras.

 Antes de começar, porém, sentiu-se incomodada com um detalhe: o crachá do repórter, que poderia atrapalhar a foto de divulgação do encontro feita por sua assessoria. “Você sempre usa isto?”, questionou. Após resposta positiva, a candidata sugeriu: “Ficaria melhor se você tirasse, não acha?”.

Natural de Lagoa Vermelha, Ana Amélia Lemos tem 69 anos e é formada em jornalismo. Já foi balconista, funcionária pública e até interpretou uma trapezista no filme “Não aperta, Aparício”, com Grande Otelo como estrela principal. Não tem filhos e trata a morte do ex-marido como a maior tristeza da vida. “Abriu um buraco no meu chão. Tento superar me dedicando à política, como se tivesse casado com o mandato. Quero me casar com o governo", diz a candidata, antes de traçar o norte de sua campanha. "O fato de dizer que estamos em busca da esperança é trazer sentimento de mudança, de um estado sem radicalismo ideológico. O mundo mudou", opina.

Aos 12 anos, escreveu uma carta ao então governador do Rio Grande do Sul Leonel Brizola pedindo uma bolsa de estudos em um colégio particular de Lagoa Vermelha. “Não tinha dinheiro, mas queria estudar.

 Mandei a carta escondida da minha família. Eles eram contrários ao governo do Brizola. Só que ouvia ele (Brizola) falar tanto em educação que ficava impressionada, mesmo não entendendo praticamente nada daquilo. Não demorou muito e o Brizola retornou dizendo que meu pedido havia sido atendido. Sou muito grata por isso”, lembra Ana Amélia, que estudou na escola como bolsista por oito anos.

Como jornalista, atuou no Grupo RBS por mais de 30 anos. Cobriu fatos históricos, como as Diretas Já, o impeachment de Fernando Collor e a morte de Tancredo Neves, informação que poderia ter sido antecipada por ela. “É a única coisa que lamento na profissão. Recebi a informação de uma fonte segura que Tancredo estava doente e que poderia não assumir. Mas como bancar uma notícia desse tamanho? É sua credibilidade que está em jogo”, conta.

Tempo do qual não sente falta. “Não tenho saudade do jornalismo. Mas me orgulho. Ter dado em primeira mão no Brasil a morte do papa João Paulo II foi muito importante para mim”, recorda, citando também entrevistas com Fernando Henrique Cardoso, Lula e João Figueiredo, além de encontros com personalidades como Fidel Castro e Gabriel Garcia Márquez.

Não há como comparar o histórico profissional com a curta vida política de Ana Amélia Lemos, iniciada há apenas quatro anos. Apesar da pouca experiência, a candidata se sente preparada para assumir a condição de governadora do Rio Grande do Sul em 2015. “Lula foi presidente tendo sido apenas deputado e líder sindical. Não é o tempo de serviço que qualifica uma pessoa”, justifica.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO