Mato Grosso, 15 de Janeiro de 2025
Saúde

Lucas do Rio Verde conta com atendimento nutricional nas Unidades Básicas de Saúde

06.09.2024
10:56
FONTE: Ascom Prefeitura / Gabriela Corsino

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • da64c193_7b80_48fb_9016_49886fa944b1

Você sabia que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS)? Elas oferecem uma série de serviços que englobam a Atenção Primária, contribuindo para o aumento da qualidade de vida e promoção da saúde.

 

Em Lucas do Rio Verde, as UBSs, além de ter grupos educativos e de atividades físicas, também contam com atendimento nutricional, que proporciona ao paciente uma orientação e acompanhamento sobre alimentação e uma vida mais saudável.

 

O serviço de nutrição é organizado por territórios, ou seja, cada unidade de saúde tem uma nutricionista de referência para o atendimento. Ao todo são 4 profissionais que atuam por região. Os atendimentos são realizados nas UBSs do Rio Verde, Menino Deus, Alvorada e no Espaço Saúde.

 

Outras ações com acompanhamento nutricional

 

Estratégia Alimenta e Amamenta Brasil

 

Essa é uma estratégia nacional, a qual pretende fortalecer as ações de apoio e promoção a amamentação e alimentação complementar saudável no Sistema Único de Saúde, assim como incentivar que a orientação alimentar, seja uma atividade de rotina nos serviços de saúde.

 

As ações foram realizadas com as UBSs Rio Verde, Veneza e Jaime Seiti Fujii. A previsão é que a iniciativa também seja realizada em outras unidades.

 

As nutricionistas realizaram formação de tutora da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, para que assim elas possam qualificar os demais profissionais das equipes de saúde, aprimorando a orientação para população sobre a amamentação e nutrição na primeira infância.

 

Grupo de Emagrecimento

 

O Grupo de Emagrecimento é ministrado por nutricionistas, dentro das unidades de saúde, tem como público alvo, homens, mulheres, crianças e adolescentes, que se encontram com excesso de peso e/ou obesidade, que estão dispostos a se dedicar a mudanças de hábitos supervisionado com profissionais especializados.

 

Ao todo, são oito encontros com nutricionistas. No decorrer das atividades, o grupo também recebe visita de educador físico e psicólogo.

Promovido pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, o grupo tem como objetivo, oferecer aos participantes acompanhamento nutricional, psicológico e instruções quanto a prática de exercícios físicos.

 

Os pacientes que tiverem interesse podem procurar a unidade de saúde e manifestar interesse para que as equipes entrem em contato com o usuário.

 

Atendimento nutricional para bariátricos

 

Os atendimentos nutricionais para pacientes bariátricos são realizados na Unidade Básica de Saúde do bairro Rio Verde, por uma nutricionista capacitada a acompanhar tais casos, desde o preparatório para a cirurgia até o pós-cirúrgico.

 

Até o momento estão em acompanhamento nutricional 116 pacientes, com o intuito de promover oferta de atendimento acessível e facilitada ao paciente, evitando complicações causadas pela obesidade e proporcionando qualidade de vida.

 

Ações de monitoramento nutricional nas escolas

 

Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que consiste na avaliação antropométrica das crianças (peso e altura). Com isso, a Unidade Básica de Saúde verifica o estado nutricional, com base nas avaliações e encaminha, aqueles com excesso de peso ou desnutrição, para acompanhamento nutricional individualizado. O objetivo é promover e recuperar a saúde e o estado nutricional destas crianças.

 

Atendimento Nutricional para pacientes acamados

 

Esse projeto é realizado por uma nutricionista que pertence a Equipe Multiprofissional do Atendimento Domiciliar. Na ocasião, ela realiza avaliação nutricional, acompanhamento, orientação e atendimentos de alta hospitalar na residência do paciente que não consegue ir até a unidade, devido a situação de saúde.

 

O atendimento domiciliar é para pacientes paliativos, debilitados, em desnutrição, com necessidade de dieta enteral e suplementação. Dando acessibilidade a atendimento de qualidade dentro sua residência, podendo orientar familiares e/ou cuidadores sobre a oferta alimentar correta e ideal aos pacientes acamados.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO