Mato Grosso, 02 de Outubro de 2024
Mato Grosso

Habitação de Interesse Social é tema de reunião do Conselho Estadual das Cidades de MT

29.12.2012
01:42
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A aprovação do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social (Pehis) pelo Conselho Estadual das Cidades de Mato Grosso (CEC-MT), em novembro, é um dos principais pontos de atuação da Câmara Setorial de Habitação do CEC, de acordo com a engenheira agrônoma Marilda Vinagre, representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), no CEC-MT. Para Marilda Vinagre, "o Pehis vai mapear quantitativa e qualitativamente a realidade habitacional de Mato Grosso e deve nortear as ações governamentais e a ordem de prioridades que serão desenvolvidas nos próximos anos", disse.
 
Para Aislan Galvão, representante da Secretaria de Estado das Cidades de Mato Grosso (Secid-MT) no CEC-MT, "quando se discute o problema habitacional no nosso Estado, não podemos pensar resolvê-lo apenas construindo mais unidades habitacionais, pois temos que considerar tanto o déficit qualitativo quando o déficit qualitativo", ressalta. Paulo Ernesto Luge, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf-MT), enfatizou que "temos que cobrar do Estado a execução do Pehis, pois isso possibilitará que ocorra, nos próximos 10 anos, uma modificação positiva na habitação de interesse social de Mato Grosso". 
 
A aprovação do Plano Estadual na última reunião do CEC, nos dias 22 e 23 de novembro, finalizou as ações desenvolvidas durante o ano, entre elas, "audiências públicas em diversos municípios de Mato Grosso, com o objetivo de apresentar o Pehis aos cidadãos e também receber sugestões ou críticas. Mas o Plano foi aprovado por unanimidade", afirma Marilda. Além do Pehis, os conselheiros aprovaram o regimento interno da 5ª Conferência das Cidades de Mato Grosso, que será realizada em 2013, e deve reunir, ao menos, 800 representantes dos setores públicos e privados de Mato Grosso.
 
Além do Crea-MT, participam da Câmara Setorial de Habitação representantes da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Caixa Econômica Federal, União Rondonopolitana das Associações de Moradores de Bairros (Uramb), Federação Matogrossense das Associações de Moradores de Bairros (Femab), Instituto Mato-grossense de Gerente de Cidade (IMGC), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT), cooperativas e organizações não governamentais.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO