Neste sábado (27.07) os 30 participantes do projeto Futuros Produtores do Brasil se reúnem na fazenda Gamada, em Nova Canaã do Norte, para conhecer um pouco mais sobre integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF). Este será o terceiro encontro do programa da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) que visa despertar nos jovens, filhos de produtores rurais e empresários ligados ao agronegócio, a paixão pelo setor agropecuário.
A propriedade Gamada desenvolve a iLPF em parceria com a Embrapa Agrossilvipastoril há cerca de cinco anos e é considerada modelo no desenvolvimento desta prática, que desponta como a principal alternativa para integrar diferentes atividades de produção e aumentar a renda do produtor mato-grossense. Com uma área de 2.420 hectares, a fazenda Gamada está localizada no bioma amazônico. Em uma área de pouco mais de 100 hectares estão instalados sistemas iLPF com diferentes configurações e com quatro espécies florestais distintas: eucalipto, pinho cuiabano, teca e pau de balsa. A propriedade também destina 800 ha para produção de soja e 400 ha para o milho, além de pecuária.
Para o presidente da Famato, Rui Prado, integrar produção agrícola com a pecuária e o plantio de floresta é um desafio para os produtores rurais de Mato Grosso. “A iLPF é o futuro da agropecuária brasileira, sendo muito importante que os futuros produtores aprendam mais sobre o assunto que permite diversificar a produção, integrando a agricultura e a floresta sem diminuir a criação de gado e agregando valor à produção”, destaca Prado.
O estudante Lucas Matsuo Obuti, de Carlinda, de 18 anos, se prepara para o vestibular de agronomia. Ele comenta que já conhece o trabalho realizado na fazenda Gamada e está bastante empolgado para o terceiro encontro. “A iLPF é uma atividade que queremos implementar na nossa propriedade, por isso eu me interessei e estou empolgado para visitar a fazenda Gamada e aprender ainda mais”, comenta Obuti, que é filho do presidente do Sindicato Rural de Carlinda, Nelson Obuti.
Até setembro deste ano a Famato e o Senar-MT farão mais três encontros do projeto Futuros Produtores do Brasil para apresentar aos participantes o cenário do agronegócio, pecuária e gestão profissional. O primeiro aconteceu em maio, na fazenda Filadélfia, em Campo Verde, onde os participantes conheceram mais sobre produção de grãos, algodão e piscicultura. O segundo foi realizado na fazenda Capão de Angico, em Poconé, e abordou a pecuária. Após o encontro na fazenda Gamada, dia 27 de julho, em Nova Canaã do Norte, os 30 jovens participantes do projeto visitarão, dia 05 de setembro, o Porto de Santos e no dia 06 de setembro será a vez da Bolsa de Valores de São Paulo, onde receberão informações sobre o mercado de commodities e terão noções de educação financeira e de como funcionam as exportações.
Durante todos os encontros, os participantes também aprendem sobre governança familiar com a consultora do projeto, Priscilla Mello, da empresa de consultoria Defamília.