Mato Grosso, 08 de Janeiro de 2025
Educação

'Essa morte deve encher de tristeza todos os latino-americanos', diz Dilma

06.03.2013
15:25
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A presidente Dilma Rousseff lamentou nesta terça-feira (5), durante discurso em evento da Confederação dos Trabalhadores da Agricultura em Brasília, a morte do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez. Dilma disse que a morte de Chávez "deve encher de tristeza todos os latino-americanos". Para ela, a perda é "irreparável".

"Essa morte deve encher de tristeza todos os latino-americanos e centro-americanos. O presidente Chávez foi, sem dúvida, uma liderança comprometida com o seu país e com o desenvolvimento dos povos da América Latina", afirmou a presidente. "Em muitas ocasiões, o governo brasileiro não concordou integralmente com Chávez, porém hoje, como sempre, nós reconhecemos nele uma grande liderança, uma perda irreparável de, sobretudo, um amigo do Brasil, um amigo do povo brasileiro."

Em nota divulgada pela Presidência após o evento, Dilma afirmou que Hugo Chávez contribuiu para o fortalecimento da América Latina. Ela também reafirmou que o governo e o povo brasileiro "perderam um grande um amigo".

No discurso, Dilma também adirmou "Hugo Chávez deixará no coração, na história e nas lutas da América Latina um vazio". "Lamento como presidente da República e como uma pessoa que tinha por ele um grande carinho" disse a presidente.

A presidente concluiu sua homenagem a Chávez pedindo aos presentes no evento que respeitassem um minuto de silêncio. "Além de liderança expressiva, o presidente Chávez foi um homem generoso. Generoso com todos aqueles que neste continente precisaram dele. Por isso queria propor aqui um minuto de silêncio para homenagear esse grande latino-americano".

Dilma participava da cerimônia de posse do novo presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Reis de Paula, quando a morte de Chávez foi anunciada na Venezuela, às 17h55 (horário de Brasília). A presidente deixou o local no meio da solenidade, por volta de 18h05, antes mesmo de Reis de Paula discursar.

Após o anúncio da morte do venezuelano, Dilma decidiu cancelar a viagem que faria de quinta-feira (7) a sábado (9) para a Argentina, onde teria reuniões bilaterais com a presidente Cristina Kirchner.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, morreu na tarde desta terça-feira (5), aos 58 anos, na capital Caracas. Ele lutava contra um câncer desde junho de 2011 e, após realizar um tratamento em Cuba contra a doença, havia voltado ao país natal em fevereiro deste ano.

Veja a íntegra do discurso de Dilma sobre Chávez:

"Hoje lamentavelmente, infelizmente e com tristeza, eu digo para você que morreu um grande latino-americano, o presidente da Venezuela Hugo Chávez.

Essa morte deve encher de tristeza todos os latino-americanos e centro-americanos. O presidente Chávez foi, sem dúvida, uma liderança comprometida com o seu país e com o desenvolvimento dos povos da América Latina.

Em muitas ocasiões, o governo brasileiro não concordou integralmente com Chávez, porém hoje, como sempre, nós reconhecemos nele uma grande liderança uma perda irreparável de, sobretudo, um amigo do Brasil, um amigo do povo brasileiro.

O presidente Hugo Chávez deixará no coração, na história e nas lutas da América latina um vazio. Lamento como presidente da Republica e como uma pessoa que tinha por ele um grande carinho.

Além de liderança expressiva, o presidente Chávez foi um homem generoso. Generoso com todos aqueles que neste continente precisaram dele. Por isso queria propor aqui um minuto de silencio para homenagear esse grande latino-americano."

Veja a íntegra da nota:

"Nota de pesar da presidenta Dilma Rousseff

pelo falecimento do presidente da Venezuela, Hugo Chávez

O governo brasileiro tomou conhecimento, com grande pesar, da morte do Presidente Hugo Chávez.

As transformações econômicas, sociais e políticas que Chávez conduziu, nos últimos 14 anos, na Venezuela, fizeram desse grande líder a mais importante referência da história daquele país e o projetaram em toda a América Latina e Caribe.

Hugo Chávez contribuiu para o fortalecimento do nosso continente, sendo responsável pela constituição da Unasul e da Celac.

O governo e o povo brasileiros perdem um grande amigo, cuja coragem, generosidade e calor humano irmanaram Venezuela e Brasil como nunca antes em nossas histórias.

Hugo Chávez viverá na memória de venezuelanos, brasileiros e latino-americanos e será uma eterna referência para toda a América Latina.

Dilma Rousseff

Presidenta da República Federativa do Brasil"

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO