Aprovada a título de suplementação pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), uma verba de R$ 15 milhões deverá ser aplicada para ajudar na retomada dos trabalhos de até 12 obras da Copa que atualmente estão paradas em Cuiabá. O valor foi aprovado por unanimidade pelos deputados estaduais na última quinta-feira (25).
Conforme determinaram os deputados, o governo está autorizado a abrir crédito suplementar para a conclusão de obras da Copa, com exceção da implantação do Veículo Leve sobre Trilhos por ser objeto de conciliação judicial entre o estado e o consórcio responsável.
Desta forma, deverão ser contempladas com a verba suplementar as obras de duplicação da Estrada da Guarita, em Várzea Grande (na região metropolitana de Cuiabá), a duplicação da Rodovia Mário Andreazza, também na cidade vizinha, a restauração asfáltica nos arredores do estádio Arena Pantanal, o complexo viário do Tijucal, as trincheira Jurumirim, Santa Rosa e Verdão, o complexo viário da Avenida da FEB (no trecho que abrange o viaduto Dom Orlando Chaves), as obras de contenção do Morro do Despraiado (já iniciadas), a implantação de iluminação pública com LED, a duplicação da Estrada do Moinho e as adequações no entorno do aeroporto Marechal Rondon necessárias para que a Infraero dê continuidade ao projeto de ampliação do terminal.
Todos são projetos que a Secretaria de estado de Cidades (Secid) listou no cronograma de retomada de obras a ser cumprido ainda em 2015.
A abertura do crédito suplementar foi um pedido do governo aos deputados. Segundo o deputado Leonardo Albuquerque (PDT), vice-líder do governo na ALMT, deverão ser destinados à conclusão das obras da Copa (com exceção do VLT) créditos especiais de até R$ 86 milhões.