Evair sabe bem como um Palmeiras x Corinthians pode marcar para sempre um jogador na história do clube. Até hoje lembrado por sua atuação na vitória por 4 a 0 na final do Paulistão de 1993, o ex-atacante manda um recado para os palmeirenses que entrarão em campo no próximo domingo, na arena do Verdão, e aposta em Dudu para ser "o cara do Dérbi".
– Palmeiras x Corinthians é aquele jogo que pode te levar para o céu. O palmeirense está empolgado. O time quase caiu ano passado e, mesmo assim, o sócio-torcedor cresceu. Se ganhar do Corinthians, com certeza vai fazer com que a torcida acredite e empurre ainda mais o time.
Ao contrário daquele Palmeiras de Evair, Edmundo e companhia, o time de agora não passa por um grande jejum de títulos (foi campeão da Copa do Brasil em 2012), mas o recente rebaixamento e a campanha no último brasileiro deixaram a autoestima do palmeirense baixa, assim como estava antes do Paulista de 1993.
Antes de vencer o Corinthians por 4 a 0 na grande decisão, o Palmeiras perdeu o primeiro jogo da final por 1 a 0, gol marcado por Viola, que na comemoração do lance imitou um porco. O fato foi usado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo para motivar o time. Evair compara aquela preleção à da semana passada, feita por Zé Roberto, antes de o Verdão estrear no Campeonato Paulista.
– Foi uma das preleções mais curtas que o Vanderlei já deu. Ele mostrou o Viola imitando o porco, mostrou umas imagens dos nossos familiares e perguntou se faltava mais alguma coisa. Foi curta, mas atingiu seu objetivo. A gente estava com muita vontade de escrever nosso nome na história do Palmeiras. É justamente o que o Zé Roberto falou agora para eles – diz o ex-atacante.
Fora do time há dois meses por conta de lesão, Evair voltou para jogar a final e foi o herói palmeirense ao marcar dois gols, um deles na prorrogação, que definiu o título e encerrou quase 17 anos de seca do Alviverde. E quem vai ser "o cara" do Verdão no Dérbi deste domingo? Evair faz sua aposta.
– Num momento como esse, quem tem que aparecer são os atacantes. São muitos jogadores novos, que o palmeirense está começando a se acostumar. O Dudu já pode jogar, é versátil e eu torço para que decida a partida.