Sem receber proposta oficial até o momento por Marcelo Moreno, o Grêmio se vê cada vez mais perto de ficar com o centroavante para a temporada de 2015. O jogador, que atuou no Cruzeiro neste ano que se encerra, tem contrato com o Tricolor até 2016 e, em princípio, se reapresenta com o grupo no dia 8 de janeiro. Assim, irá se juntar a Barcos, que permanece no clube. Dois jogadores da mesma posição que poderão disputar uma vaga, ou então atuar lado a lado. Essa segunda opção aparece com força. Tanto dentro da direção gremista, como na própria opinião do Pirata.
Barcos e Moreno já fizeram parte do mesmo grupo no Grêmio por um curto período. Contratado em fevereiro de 2013, o argentino e viu o boliviano ser emprestado ao Flamengo no final de abril do mesmo ano. Porém, foram raras as vezes que os dois estiveram juntos em campo.
Após participar do jogo beneficente Lance de Craque, idealizado por D'Alessandro, e que ocorreu neste sábado, no Beira-Rio, Barcos comentava sobre o evento quando foi questionado sobre a possibilidade de jogar junto com Marcelo Moreno no ano que vem. Vê com bons olhos.
- É um grande jogador, mas quem decide isso é o Felipão. Temos a mesma qualidade, a mesma forma de jogar, mas acho que dá para jogar (junto) - respondeu.
O vice-presidente do Grêmio, Adalberto Preis, que assume de forma interina os encargos de futebol do clube até o dia 21 de janeiro, quando findam as férias de Fábio Koff, declarou em entrevista recente que defendia a manutenção dos dois centroavantes na equipe.
Dias depois de Preis manifestar sua opinião, o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Jr., também comentou sobre o assunto. Confirmou que não chegaram propostas para Moreno e que, se nenhuma negociação ocorrer, o centroavante ficará no clube. O mandatário também saúda a possibilidade de os dois homens de frente atuarem juntos, mas lembra que a equipe terá muitos jogos na temporada, e assim poderá haver um revezamento.
O presidente também ressalta que, caso o Grêmio fique com Moreno, que tem um salário alto para as pretensões do clube, que em 2015 trabalhará para equilibrar as finanças, terá de haver uma compensação.
- Precisamos compensar. Nossa meta e nosso padrão financeiro já estão traçados - disse Romildo.
Preis ainda lembrou que o Grêmio sofreu problemas no ataque ao longo do ano. O setor ofensivo da equipe deixou a desejar, por mais que Barcos tenha terminado 2014 como artilheiro tricolor com 29 gols, e em quarto entre os que mais balançaram as redes no Brasileirão, com 14.
- O problema do Grêmio não tem sido criação de chances, e, sim, a infelicidade dos nossos atacantes em fazer os gols, só o Barcos fez um número representativo de gols. O Marcelo Moreno também é goleador.
Figura fundamental do sistema defensivo tricolor, que encerrou o Brasileirão com a melhor defesa, com 24 gols sofridos, o goleiro Marcelo Grohe também defende um ataque formado por Barcos e Moreno.
- São grandes jogadores, têm tudo para dar certo. A gente fica feliz por ter dois grandes atacantes, se eles ficarem vão nos ajudar, vai ser um ataque muito bom para nós.
O grupo gremista se reapresenta em 8 de janeiro, na Arena. A pré-temporada começa no dia 11 do mesmo mês, em Gramado, na Serra. Ao que tudo indica, com Barcos e Moreno no elenco.