O Grupo Pão de Açúcar viu a receita líquida avançar 13,4% no segundo trimestre ante igual período do ano passado, a R$ 15,2 bilhões, beneficiado pela Páscoa em abril, expansão da rede e aumento das vendas realizadas nos mesmos pontos.
Segundo a maior varejista do país, foram abertas 25 lojas entre abril e junho, período em que as vendas brutas nas mesmas unidades que consideram apenas os endereços que operam há mais de um ano – subiram 9%.
Ao contrário do que ocorreu em 2013, a Páscoa deste ano caiu em abril e não em março, beneficiando os resultados do segundo trimestre. Pelo conceito de vendas líquidas, o avanço consolidado em mesmas lojas foi de 9,5%, com ganho de 1,1 ponto percentual pelo efeito calendário, disse o GPA.
Em termos de crescimento percentual, o destaque trimestral ficou novamente com o atacado de autosserviço da companhia, o Assaí, e com a Nova Pontocom, que reúne as operações de e-commerce do grupo.
Enquanto a receita líquida da divisão de multivarejo, que engloba as bandeiras Extra e Pão de Açúcar, cresceu 9,3% no segundo trimestre, a R$ 6,5 bilhões, o Assaí registrou aumento de 35,8% na mesma linha, a R$ 1,9 bilhão.
Segundo o GPA, o resultado do Assaí decorre de sólido desempenho no conceito mesmas lojas, com contribuição da abertura de novas unidades. "A expansão em regiões estratégicas como o Nordeste continua a ser foco desse formato", disse a companhia, completando que o ritmo de aberturas será acelerado no segundo semestre.
Já a Nova Pontocom, que reúne sites como CasasBahia.com.br e Pontofrio.com, teve alta de 35,1% na receita líquida do segundo trimestre, a R$ 1,3 bilhão, enquanto a receita líquida da Via Varejo, divisão de móveis e eletrodomésticos do GPA, subiu 8%, a R$ 5,5 bilhões .
Em comentário sobre a performance, o GPA apontou que o volume de negócios da Nova Pontocom subiu cerca de 41% no trimestre sobre um ano antes, citando aumento no número de visitas nos sites e melhora da taxa de conversão de compra.
O marketplace da Nova Pontocom, plataforma de vendas para terceiros, registrou entre abril e junho um volume de vendas mais de uma vez e meia superior à sua totalidade no ano passado, acrescentou o GPA.
Na Via Varejo, as vendas em mesmas lojas subiram 5,7% pelo critério bruto e 6,8% pelo critério líquido.
"Assim como nos últimos trimestres as categorias de destaque foram smartphones e televisores", disse o GPA.
A companhia encerrou o primeiro semestre com aumento de 12,6% na receita líquida, a R$ 30,2 bilhões.