Cristóvão Borges definiu como “apagão”. E os jogadores do Fluminense irão levar como aprendizado. A derrota para a Itália, a primeira vez na temporada que o Tricolor sofreu cinco gols, algo inédito nos últimos quatro anos, não será esquecida nas Laranjeiras. Servirá como exemplo para a retomada do Brasileirão e da Copa do Brasil.
Ao revelar opinião diferente da do treinador, o zagueiro Gum culpou a falta de leitura tática dos jogadores para o resultado. Disse o defensor:
- Sinceramente, não concordo com o Cristóvão. No meu modo de ver, faltou uma leitura mais rápida do que estava acontecendo naquele momento do jogo para alguns jogadores. Tínhamos que marcar mais sob pressão na frente e isso faria com que errássemos menos. Foi uma experiência boa, a equipe ainda não tinha passado por algo como isso. É aprendizado. Já falei com o pessoal que tinha que tirar a bola.
Em 30 jogos na temporada, o Flu jamais tinha sofrido tantos gols. As derrotas mais significativas foram por 3 a 0 para o Botafogo, no Carioca, e 3 a 1 ao Horizonte, na Copa do Brasil. Foi em 31 de janeiro de 2010, pelo Carioca, a última vez que levou de cinco: derrota por 5 a 3 para o Flamengo.
Para Gum, uma partida não pode resumir o trabalho de todo um ano. No Brasileiro, o Flu levou oito gols. Tem a quinta melhor defesa.
- A defesa vem bem. Vamos continuar trabalhando para manter esse boa fase do Campeonato Brasileiro – completou Gum.
O Flu entrou em férias nesta segunda-feira. Retoma os treinos no dia 23 de junho. A primeira partida está marcada para o dia 16 de julho contra o Criciúma.