A consultoria de SAFRAS & Mercado, através de seu Instituto de Pesquisas Agroeconômicas promoveu o estudo mais completo e fiel já realizado até hoje com os produtores de soja do Brasil. A iniciativa concretizou-se durante a Expedição Soja Brasil, realizada pelo Canal Rural e Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), a qual contou com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Mato Grosso (Senar-MT) e a consultoria de SAFRAS & Mercado. A pesquisa realizada pela consultoria servirá para o planejamento de toda a cadeia produtiva, tais como: planos de expedição geográfica, planos de expansão de produção, planos de investimentos em marketing, entre outros.
O resultado da pesquisa listado pelo Instituto de Pesquisas Agro Econômicas SAFRAS & Mercado, apresenta diversos temas, entre eles a quantidade de máquinas agrícolas adquirida por parte dos produtores. De acordo com a tabela abaixo, é possível identificar 25% dos produtores abordados com até 1 mil hectares possuem apenas 1 trator. A maior parte dos produtores, ou seja, 49% possuem apenas uma colheitadeira. E quanto aos pulverizadores, 69% indicam que o produtor obtém apenas um, enquanto 11% não possuem nenhum em sua propriedade.
Um dos temas, também, abordados na pesquisa foi a intenção de compra dos veículos. De acordo com a pesquisa realizada, 92,3% dos produtores, acima de 5 mil hectares e 80,8% com até 1 mil hectares, tem a intenção de compra.
“A pesquisa permitiu compreender as necessidades dos sojicultores em cada região e ao mesmo tempo conhecer a sua intenção de compra em relação a determinados bens e serviços. Esta informação é de extrema relevância para toda a cadeia produtiva, para que a oferta e a necessidade dos produtores e empresas se encontrem”, explica Fernando Burgos, diretor geral de SAFRAS & Mercado.