O mês de março registrou 155.399 tentativas de fraude contra o consumidor conhecida como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos, aponta nesta quinta-feira (24) o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes ao Consumidor. Em relação a fevereiro de 2014, houve alta de 1,6%.
De acordo com a divulgação, a parcela representa uma tentativa de fraude a cada 17,2 segundos no país.
O indicador também registrou alta de 2,4% na comparação trimestral (janeiro a março de 2014 contra o mesmo período de 2013). Em relação a março de 2013, houve queda de 4,5%.
De acordo com a Serasa, o setor de telefonia respondeu por 59.255 registros, totalizando 38,1% do total de tentativas de fraude realizadas em março de 2014, queda em relação aos 38,7% registrados pelo setor no mesmo mês de 2013.
O de serviços, que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral (salões de beleza, pacotes turísticos etc.), teve 49.768 registros, equivalente a 32% do total.
O setor bancário é o terceiro do ranking, com 30.829 tentativas, 19,8% do total. No mesmo período de 2013, o setor respondeu por 18,9% dos casos.
O segmento varejo teve 12.883 mil tentativas, registrando 8,3% das investidas, alta em relação aos 8,1% observados em março de 2013. Demais segmentos ficou com 1,7% do total.