Mato Grosso, 28 de Abril de 2024
Politica

Câmara de Vereadores entrega homenagens a 39 mulheres luverdenses

10.03.2024
11:01
FONTE: HERBERT DE SOUZA / ASCOM

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Rayan Nicácio | Ascom Câmara

    Foto: Rayan Nicácio | Ascom Câmara

A Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde fez uma sessão solene para homenagear 39 mulheres luverdenses. Elas receberam o título de "Mulher Destaque", em cerimônia que teve apresentações cultarais e contou com os nove parlamentares, além do prefeito Miguel Vaz e da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro.

Logo no início da sessão, a presidente do Legislativo, vereadora Sandra Barzotto, pediu uma oração em razão do falecimento da pioneira Esmeralda Inês Ogliari, 70 anos, vítima de um acidente de trânsito na última quinta-feira (7), na BR-163. Ela ficou internada por dois dias, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu nesta sexta-feira.

"Hoje, meu coração está realmente muito triste porque uma das homenageadas, inclusive, uma mulher guerreira, parte hoje e nos deixa”, lamentou Sandra.

Já em seu discurso, a presidente ressaltou a data escolhida para a entrega das homenagens: 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Ela destacou a importância de as mulheres ocuparem espaços na sociedade e, principalmente, na política, lembrando ainda que o prêmio de Mulher Destaque foi criado por duas ex-vereadoras: Marli Ventura e Cleci Nunes.

"É uma grande satisfação estar aqui em um dia internacionalmente comemorado. Estamos, inclusive, em um ano político e deixo a estas mulheres valorosas o convite para também estarem aqui, para fazerem a diferença na política. Essa homenagem que fazemos é uma lei que foi criada em 2007 por duas mulheres: Marli Ventura e Cleci Nunes. Isso é a mulher fazendo a diferença aqui no Parlamento. Quanto mais tivermos essa paridade, mais as nossas lutas também serão olhadas de forma diferente".

O primeiro a entregar os prêmios foi o vereador Ademilson “Zinho”, que homenageou Alice Casanatto (voluntária na área social), Angela Meiricy de Lima (merendeira da escola militar), Marylei Pagnoncelli (trabalhos na área social), Joseana Dela Cort Dezordi (pioneira no setor agrícola) e Carina Trevisan (trabalhos pastorais e sociais).

Na sequência, o vereador Daltro Figur entregou o prêmio a Danielly Fabris Terhost (diretora da igreja católica e empresária), Janaina Coura Ferreira (professora), Lenir Schwinn (merendeira aposentada) e Meridiana Carnete Picoli (ex-servidora pública e empresária).

Gilson “Urso” homenageou Adriana Brizolla (empresária), Celma Oliveira Pereira Reis (dona de casa), Gilneia Mello do Amaral (engenheira ambiental), Maria Verônica Salgueiro de Souza (dona de casa e cuidadora de crianças) e Rose Mara de Oliveira (monitora do transporte escolar).

As homenageadas da vereadora Ideiva Foletto, que receberam o prêmio na sequência, foram: Karina de Carvalho Cintra (médica), Natália Bueno da Silva (pioneira), Gabriela Faccin (pedagoga), Nathália Ceolin Faccin (funcionária do comércio) e Catarine Ottobeli (neurocirurgiã).

Em seguida, o vereador Kassiano Souza entregou o prêmio a Maria José da Silva (ex-diretora do Sindicato dos Trabalhadores Rurais), Mariane Silva Gomes (guarda municipal), Sandra Stoquero (pioneira no setor agrícola e trabalhos sociais) e Deusenir Nunes (funcionária da Secretaria de Cultura).

O vereador Marcos Paulista homenageou Eunice Traven (empresária e trabalhos sociais), Gildenia Santana Silva (manicure e liderança evangélica), Elenir Terezinha Grasiani (cabeleireira), Rosângela Costa (proprietária de salão) e Maria Hilda (cabeleireira).

O vereador Márcio Albieri, por sua vez, entregou suas homenagens a Ivanilde Rigo (diretora de clínica e ex-servidora pública), Kimberly Schafer Siqueira (professora de hebraico bíblico), Letícia Marcolan Silva (contadora), Josiani Fabrini (gerente financeira e projetos sociais), e Eliane da Silva Lucas (piloto e voluntária).

Três mulheres foram homenageadas pelo vereador Noel Dias: Flaviana Dias da Silva Lacerda (empresária), Marli Schreiber Mentz (técnica de enfermagem do Pronto Atendimento Municipal) e Zulma Medeiros Viola (professora e voluntária).

Por fim, a presidente Sandra Barzotto dedicou suas homenagens a Fernanda Heldt Ventura (secretária municipal de Saúde), Inês Maria Topanotti (pioneira da comunidade São Cristóvão) e Amélia Zappani Andreis (presidente do Clube do Idoso).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO