O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, afirmou nesta segunda-feira (4) que a coordenação política do governo avaliou na reunião desta manhã no Palácio do Planalto que o “impacto” da fala da presidente Dilma Rousseff nas redes sociais na última sexta (1º), Dia do Trabalho, foi “extremamente positivo”.
Esta foi a primeira vez que Dilma, desde que assumiu a Presidência da República, em 2011, não se pronunciou na TV no 1º de maio.
A decisão foi anunciada por Edinho Silva na semana passada e a escolha de Dilma ganhou repercussão no meio político. O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), classificou de “coisa ridícula” o fato de ela não convocar a cadeia nacional de rádio e TV; o senador Aécio Neves (PSDB-MG) disse que ela se acorvadou; o presidente da CUT, Vagner Freitas, disse que “não interessa” a forma de Dilma se manifestar, mas, sim, o conteúdo.
Nos três vídeos divulgados na última sexta nas redes sociais, Dilma exaltou a política do salário mínimo, criticou a terceirização irrestrita e defendeu o diálogo para evitar a violência em manifestações.
“[A avaliação da coordenação] foi positiva. O impacto nas redes foi extremamente positivo. Claro que a rede é um ambiente democrático, tem quem gostou e tem quem não gostou, mas isso não é problema”, disse o ministro.
A coordenação é formada por Dilma, o vice Michel Temer e os ministros mais próximos da presidente, conhecidos como “conselheiros políticos”. O grupo se reúne semanalmente em Brasília e avalia o cenário político, além de definir estratégias para as próximas semanas.
De acordo com o ministro da Secretaria de Comunicação Social, as falas de Dilma nas redes sociais se configuraram como “nova experiência” para o governo e para os internautas. Segundo ele, o objetivo do governo é “intensificar” o uso das redes para se relacionar com a população.
“O importante é que a presidenta se utilizou das redes sociais. Esta foi a primeira vez na história que um depoimento foi feito por meio das redes, é algo novo. É uma experiência nova para o governo, nova para os internautas e o balanço do governo foi positivo”, disse.
“Nós vamos intensificar o diálogo não só da presidenta, mas também de outros integrantes do governo pelas redes sociais” completou.