Mato Grosso, 16 de Abril de 2024
Mato Grosso

Vacinação contra a raiva chega até 95% de cobertura entre os cães

29.07.2014
15:32
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O município de Sorriso alcançou, com o “Dia D” da vacinação anti-rábica, realizado no sábado (26), o índice de cobertura vacinal de 95% entre os cães. A meta inicial é de imunizar 9.012 cães e, até sábado já haviam sido aplicadas 593 doses em animais que vivem em áreas adjacentes ao centro e em comunidades rurais. Só no sábado, nos 20 pontos que foram disponibilizados pela Administração Municipal para a vacinação gratuita, foram imunizados 7.941 animais.

Já entre os gatos, os dados da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento apontam o índice de cobertura vacinal de 56%. Até o “Dia D”, foram imunizados 127 animais e, no sábado, foram aplicadas mais 882 doses, totalizando 1.009 gatos vacinados contra a doença, frente à meta inicial de vacinar 1.802 animais.

No saldo geral, até sábado foram vacinados 9.543 animais, representando 88% da meta inicial, que é de 10.814 animais imunizados até o dia 30 de agosto, quando se encerra a campanha.

Chegam ao município mais doses da anti-rábica hoje (29) e a equipe do Departamento de Vigilância Ambiental continua o trabalho de vacinação na própria Secretaria. Para tanto, os donos devem levar os animais das 7h30 às 10 horas e das 13h30 às 16 horas. No caso de animais muito ariscos ou violentos, o dono também pode pedir que um vacinador aplique a vacina em casa, devendo para tanto buscar o profissional na Secretaria de Saúde e Saneamento.

Outras orientações sobre a campanha contra a raiva animal podem ser obtidas pelos telefones 3545 8015, 3544 8115 ou 0800 647 4707.

Sobre a Raiva
A raiva é uma zoonose (doença que passa dos animais ao homem e vice-versa) transmitida por um vírus mortal tanto para o homem como para o animal. Envolve o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução.

Em todos os animais costumam ocorrer os seguintes sintomas:

- dificuldade para engolir;
- salivação abundante;
- mudança de comportamento;
- mudança de hábitos alimentares;
- paralisia das patas traseiras.

A transmissão da raiva ocorre quando os vírus da raiva existentes na saliva do animal infectado penetram no organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura. A raiva apresenta três ciclos de transmissão:

- urbano: representado principalmente por cães e gatos;
- rural: representado por animais de produção, como: bovinos, eqüinos, suínos, caprinos;
- silvestre: representado por raposas, guaxinins, primatas e, principalmente, morcegos.

Nos cães, o latido torna-se diferente do normal, parecendo um "uivo rouco", e os morcegos, com a mudança de hábito, podem ser encontrados durante o dia, em hora e locais não habituais.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO