Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Taques é o único político de MT na lista dos mais influentes do Congresso

29.07.2014
09:36
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O senador Pedro Taques (PDT-MT) é o único de Mato Grosso no grupo dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Pelo quarto ano consecutivo, o mato-grossense é citado no ranking anual “Os cabeças do Congresso Nacional”, promovido pelo Diap (Departamento Sindical de Assessoria Parlamentar). Nesta edição de 2014, lançada nesta segunda-feira (28.07), Pedro Taques destaca-se pela capacidade de conduzir debates e influenciar na agenda do parlamento. 

Os “Cabeças” são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de qualidades e habilidades específicas. 

De acordo com a pesquisa, congressistas debatedores - característica atribuída a Pedro Taques - são conhecedores das regras regimentais e, por isso, regem as sessões e o funcionamento das Casas do Congresso. “Com suas questões de ordem, de encaminhamento, discussão de matérias em votação, obstrução do processo deliberativo, contribuem decisivamente na dinâmica do Congresso”, diz a publicação. 

Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 63 são deputados e 37 são senadores.

A atuação dos parlamentares citados foi avaliada por meio de levantamentos minuciosos de pronunciamentos, apresentação de proposições, resultados de votações, intervenções nos debates do Legislativo, frequência com que são citados na imprensa, temas preferenciais, cargos públicos exercidos dentro e fora do Congresso, relatorias de matérias relevantes, forças ou grupos políticos de que faça parte. Além disso, o DIAP realiza exame minucioso dos perfis políticos e ideológicos de cada parlamentar.

DIAP - Importante instrumento de fiscalização do desempenho de deputados e senadores, o DIAP acompanha a conjuntura política do país, atua no aperfeiçoamento das instituições e na defesa da causa pública. É constituído por cerca de 900 entidades sindicais de trabalhadores congregando centrais, confederações, sindicatos e associações distribuídas em todos os estados e no Distrito Federal. 

Nilson Leitão integra lista dos parlamentares em ascensão 
Além dos “100 Cabeças”, o DIAP também divulga levantamento dos parlamentares que, mesmo não fazendo parte do grupo dos 100 mais influentes, estão em plena ascensão, podendo estar futuramente na elite parlamentar. O deputado federal Nilson Leitão (PSDB) é o único parlamentar de Mato Grosso nesta lista. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO