O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) está presente em 95% dos municípios mato-grossenses por meio do Senai Itinerante, programa de educação profissional que intensifica o atendimento à população por meio da oferta gratuita de cursos em localidades onde não há unidade fixa do Senai instalada. A iniciativa, que é operacionalizada por meio de escolas móveis e kits didáticos, foi responsável pela formação de 9.748 pessoas somente em 2011, e este ano se fortalece com investimentos do Senai-MT em veículos adaptados para o transporte dos equipamentos. Ao todo, são destinados R$ 300 mil de recursos próprios para aquisição dos automóveis, e uma das unidades do Senai-MT contempladas é a da região de Cáceres.
A destinação de recursos para a região se justifica pelos constantes resultados do Senai-Cáceres, que, a todo ano, supera suas metas de oferta de formação profissional e de serviços às indústrias. Desde 2009, a unidade é destaque em gestão estratégica no Estado, ocupando os primeiros lugares nos rankings de desempenho adotados pela instituição. De 2009 a 2011, foram 14.516 estudantes qualificados nos 22 municípios da jurisdição. E mais: da meta de matrículas para 2012, 95% já foi cumprida no primeiro semestre, alcançando a marca de 4.859 alunos no total este ano.
"No Senai-MT, a proximidade com as indústrias por meio dos sindicatos patronais é primordial, assim entendemos o que as empresas precisam e planejamos nossas ações de acordo com as necessidades do mercado. E na região de Cáceres não é diferente, onde o apoio das entidades representativas das indústrias tem sido fundamental para a bem-sucedida performance do Senai no sudoeste de Mato Grosso ", explica o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Figueiredo.
Recentemente, Gilberto Figueiredo esteve na cidade para fazer a entrega simbólica dos veículos do Senai Itinerante, principalmente em reconhecimento e agradecimento ao apoio dos empresários da região. Na ocasião, o setor industrial foi representado pelo vice-presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), José Carlos Jób, e dos presidentes do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário do Alto Pantanal (Sinduscom-Sudoeste-MT), Heloízo Motta Ramos, do Sindicato das Indústrias Metalúrgias, Mecânicas e de Material Elétrico de Cáceres (Sindimec/Cáceres), Davi Ferreira de Carvalho, e do Sindicato das Indústrias da Alimentação (SIA), Wellington Nunes dos Santos, além do conselheiro do Senai-MT, Júlio César Parreira.
"O Senai Itinerante concretiza o nosso objetivo de universalizar o acesso à Educação Profissional no Estado, gerando oportunidade gratuita de qualificação para pessoas que, sem esta iniciativa, dificilmente conseguiriam estudar e ter uma profissão", explica o diretor. Em Mato Grosso, o Senai Itinerante é executado desde 2004 pelas unidades operacionais instaladas em Cuiabá (15 de Novembro e Distrito Industrial), Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Cáceres, Juína e Barra do Garças, que levam cursos gratuitos à população usando recursos próprios do Senai-MT ou por meio de parcerias com prefeituras dos municípios. São 12 unidades móveis (carretas, ônibus e kits didáticos) que viabilizam a realização de cursos nas áreas de gestão, têxtil e vestuário, construção, tecnologia da informação, alimentos e bebidas.