Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Pesquisa aponta excelente satisfação de funcionários da Faculdade La Salle

25.05.2015
08:14
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

No contexto atual, o fator humano desempenha papel fundamental nas organizações, sendo o principal ativo das empresas na conquista de seus objetivos estratégicos, o que só é possível se existir um bom clima organizacional, ou seja, um bom processo de seleção e retenção de talentos, que envolve a valorização de suas competências, habilidades e atitudes, o trabalho em equipe, os incentivos à formação continuada, a participação nos processos de decisão, remuneração, entre outros aspectos. 

Quanto mais motivados os colaboradores estiverem, melhores resultados alcançarão. Mas, qual o nível de satisfação dos colaboradores? Este foi o objetivo da Pesquisa de Clima Organizacional realizada em 2014 pela Rede La Salle com os colaboradores de todas as IES da Rede La Salle no Brasil, nas unidades de Caxias do Sul-RS, Estrela-RS, Canoas-RS, Niterói-RJ, Manaus-AM e na Faculdade La Salle Lucas do Rio Verde-MT. Os resultados compõem o diagnóstico do Planejamento Estratégico da Educação Superior, que foi implantado em 2014 pela Rede La Salle Brasil. 

O questionário incluiu temas de avaliação individual como a Organização do Trabalho, Qualidade, Comunicação, Educação e Treinamento, Salários e Benefícios, Recompensas não financeiras, Liderança e até a Imagem da empresa. A qualidade dos professores e os serviços da equipe administrativa também passaram pela avaliação. 

A responsabilidade pela gestão da pesquisa ficou a cargo da empresa Fornasier Pesquisas, especializada em trabalhos desta natureza e que já realizou mais de 400 pesquisas do gênero em empresas do Brasil e exterior, o que permitiu um aprofundamento maior sobre o assunto, isenção e possibilidade de comparação dos resultados com os de mercado. 

E foi justamente esta comparação que permitiu apontar o elevado nível de satisfação dos colaboradores da Instituição. Em todos os quesitos, a Faculdade La Salle Lucas do Rio Verde superou os indicativos de outras unidades da Rede e das empresas comparadas. O percentual de satisfação geral dos colaboradores da IES superou em mais de 13% a média de mercado, ficando em 84,8%, enquanto a média das demais organizações é de 71,2%. Ainda, a título de comparação, o melhor desempenho entre todas as pesquisadas pela empresa foi de 84,2%, resultado que foi superado em 0,6% pela Faculdade La Salle, o que motivou o responsável pela pesquisa, João Fornasier Neto a expressar satisfação em ter trabalhado com a Instituição: “fico feliz de poder ter avaliado uma Organização com um contexto tão saudável e promissor, mais ainda considerando que o período recente tem sido de resultados poucos satisfatórios para as empresas em geral. Tenho ressaltado às lideranças da Instituição: no próximo período, a responsabilidade é grande para manter esses bons resultados e para ir além disso. E quem vai ganhar com certeza serão os colaboradores e os alunos”. 

Com o resultado da avaliação, a Instituição de Ensino Superior se consolida com uma das melhores empresas para trabalhar na atualidade. Reflexo dos investimentos de carreira e na continuidade dos estudos do corpo docente e técnico-administrativo. Cerca de 40% dos funcionários estão em atividades de estudo, seja graduação, especialização, cursos de idiomas ou outro tipo de formação continuada. 

Agora, a avaliação e os resultados obtidos através da pesquisa serão divulgados a todos os colaboradores e utilizados para a elaboração e de um Plano de Ações alinhado ao Planejamento Estratégico, que norteará as atividades para a manutenção do bom resultado em todos os setores. Com este saldo positivo, a Faculdade La Salle Lucas do Rio Verde mantem a eficácia e a eficiência em sua gestão. 

“Enquanto Direção, trabalharemos com muita prioridade para ampliarmos os nossos resultados de desempenho pessoal de nossa equipe. A pesquisa comprova que os colaboradores trabalham conosco com alto grau de satisfação. Podemos afirmar que a Faculdade, hoje, é uma das melhores empresas da região para se trabalhar. Temos convicção que este é um terreno fecundo para que a missão, o êxito e os resultados possam ser colhidos”, concluiu o Prof. Paulo Renato Folleto, Diretor Administrativo.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO