Mato Grosso, 17 de Janeiro de 2025
Mato Grosso

Obras de reforma estão paradas em unidades básicas de saúde de Cuiabá

17.08.2013
01:45
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cuiabá que deveriam estar passando por reformas estão atualmente com as obras paradas. Esta é a situação das unidades dos bairros Quilombo e Paiaguás. Dos 17 centros de saúde da cidade, elas se incluem no grupo de sete que - pelo menos oficialmente - passam por reformas, como os Postos de Saúde da Família dos bairros Santa Isabel I e II, do Ribeirão do Lipa, do Novo Paraíso I e os Centros de Saúde do Campo Velho e do Pico do amor.

Os serviços do centro de saúde do bairro Paiaguás, por exemplo, foram transferidos para a unidade do bairro Alvorada. A obra começou em abril e deveria ter terminado em 90 dias, pelo valor de R$ 55,9 mil. O centro para onde foi transferido é de difícil acesso e não há transporte público até a nova unidade.

“Agora mesmo estava vindo do posto que atende aqui, com os mesmo médicos, mesmo atendimento. Só que fica longe, né, porque fica no Alvorada e não tem um trânsito legal até lá; é contramão para todo mundo”, afirmou a dona de casa Tereza da Silva. Já a obra no bairro Quilombo também está parada e o local agora acumula sujeira e até apetrechos para o uso de drogas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as reformas fazem parte de um cronograma de recuperação de todas as unidades dos bairros.

“Devido às etapas burocráticas, nós tivemos um atraso no andamento das obras. Mas o prazo de noventa dias continua contando. Nós temos a empresa que está realizando os serviços e, se houver um atraso nesse serviço, a Prefeitura notificará essa empresa para que seja cumprido esse prazo estabelecido de noventa dias”, afirmou o secretário adjunto de saúde Fernando Silva. 

O secretário também declarou que a uma equipe da prefeitura deve verificar, ainda nesta sexta-feira (16), as UBS cujas obras estão paradas.

“Vamos pegar e conferir todas as unidades hoje. Vamos mandar nossa equipe, que vistoria a parte de obras, para poder ver por que está parado, por que não tem ninguém realizando esse serviço”, assegurou.

Veja abaixo para onde foram transferidos serviços das unidades básicas de saúde (UBS), Centros de Saúde (CS) e Posto de Saúde da Família (PSF) de Cuiabá em reforma:


IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO