Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Número de casos confirmados de dengue diminui de 823 em 2013 para 26, em 2014

29.01.2015
15:55
FONTE: Ascom/Marcello Paulino

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Uma boa notícia para a população de Lucas do Rio Verde. O número de casos confirmados de dengue reduziu mais de 90%, em 2014, se comparado a 2013. O relatório, com o número de notificações, casos confirmados e descartados, foi divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o levantamento, em 2013 foram realizadas 1.052 notificações, destas, foram confirmados 823 casos, 228 descartados e um óbito. A superintendente da Vigilância em Saúde, Bárbara Ferreira explica que se comparado ao ano passado, a redução foi significativa. 

“Graças ao trabalho de toda a equipe da saúde e, principalmente, do envolvimento da população, que fez a sua parte mantendo o quintal limpo e recebendo o agente, conseguimos reduzir o número de casos”.

Em 2014, foram realizadas 126 notificações, com 26 casos confirmados, 88 descartados e 12 pacientes ainda esperam pelo resultado do exame, realizado em Cuiabá. Ainda segundo o relatório, somente no mês de janeiro de 2013, foram realizadas 429 notificações, contra 15, em 2014.

A superintendente explica que o aumento no número de casos registrados em 2013 foi devido a entrada de um novo sorotipo, o IV, que ainda não havia circulado pelo município. “Quando entrou este novo tipo de dengue, toda a população estava exposta, uma vez que, ao contrair um dos tipos da doença, ficamos imunes, não contraindo mais os mesmos sorotipos”.

De acordo com ela, a redução no número de casos foi resultado de uma grande ação liderada pelo poder público, com o apoio da comunidade. Foram realizados mutirões de limpeza em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente e Infraestrutura e Obras, ações nas escolas, nas praças e a intensificação do trabalho nos bairros.

“Acabar com a dengue é um trabalho que envolve toda a comunidade. Se a população não se conscientizar da sua responsabilidade, o poder público não tem como prevenir a doença”.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO