Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Número de 'alunos fantasmas' nas escolas de MT ultrapassa os 38 mil

01.12.2015
09:45
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Secretaria estadual de Educação (Seduc) informou nesta segunda-feira (30) que já identificou um total de 38.052 alunos “fantasmas” nas escolas estaduais de Mato Grosso. Tratam-se de matrículas inconsistentes detectadas pela Seduc por meio de um processo de auditoria que, ainda em julho, já havia apontado a existência no sistema de matrículas de pelo menos 10,8 mil alunos inexistentes. A Seduc só deverá se pronunciar detalhadamente sobre o problema a partir desta terça-feira.

Conforme o levantamento parcial divulgado em julho, o estado já havia sofrido pelo menos R$ 2,5 milhões em prejuízos causados pela inserção ou manutenção indevida de matrículas inconsistentes. Proporcionalmente, considerando o novo número de “fantasmas” quase quadruplicado divulgado nesta segunda-feira, em tese o prejuízo recalculado seria superior a R$ 8,7 milhões.

O levantamento da Seduc teve início em março por meio de auditoria nos dados do sistema de matrículas e visitas in loco.

Segundo afirmou a Seduc ainda em julho, a motivação para “inflar” o número de matrículas nas escolas seria para elevar o montante de investimentos repassados pelos governos federal e estadual.

Até aquela época, as irregularidades haviam sido encontradas em matrículas de unidades em  Cuiabá, Várzea Grande,  Confresa, Matupá, Água Boa, Juara, Nova Xavantina e Tapurah.

As escolas – cujos nomes não chegaram a ser divulgados – foram notificadas a respeito das fraudes nos sistemas de matrículas para que esclarecessem as inconsistências identificadas pela Superintendência de Gestão Escolar e de Gestão de Pessoas.

Os casos encontrados podem motivar a abertura de processos administrativos contra servidores que porventura estejam envolvidos com as irregularidades. O secretário adjunto de políticas educacionais da Seduc, Gilberto Fraga de Melo, ainda deve anunciar outras medidas para resolver as irregularidades.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO