Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Núcleo faz última Oficina de Pais e Filhos 2016

05.12.2016
17:33
FONTE: Dani Cunha | Coordenadoria de Comunicação do TJMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (Nupemec) realizou na sexta-feira (2 de dezembro) a última Oficina de Pais e Filhos (ou Oficina de Parentalidade) de 2016, na Escola dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso. O objetivo é minimizar os impactos causados pelo processo de divórcio e orientar pais e filhos a lidar melhor com a situação.
 
Ao todo, trinta casais com processos de divórcio na Primeira Vara Especializada da Infância e Juventude de Cuiabá e seus filhos participaram da quinta oficina realizada durante este ano. O grupo de ‘oficineiros’, como são chamados os profissionais que orientam os pais e filhos é formado por psicólogos, assistentes sociais, instrutores de mediação e conciliadores. Para os adultos são oferecidas palestras sobre alienação parental e para os filhos (crianças e adolescentes) são realizadas dinâmicas em grupo voltadas para a união da família. ,
 
De acordo com o juiz coordenador do Nupemec, Hildebrando da Costa Marques, essa oficina tem fundamental importância para a reconstrução das famílias que acabam se dissolvendo em razão da separação, mas que precisam manter vivo o vínculo de parentalidade entre os genitores e as crianças e uma relação de cordialidade entre os ex-cônjuges.
 
“A oficina tem o propósito de levá-los a uma reflexão, que tirem um momento para pensar no relacionamento e na família, que precisa ser olhada e cuidada com mais amor e mais paz. Que eles possam repensar cada uma das atitudes que tomam”, discorreu.
 
Segundo o magistrado, o que se tem visto ao final de cada oficina é a transformação que sofrem as pessoas. “É um momento de ponderação e no qual eles recebem muitas informações. Ao final sempre percebem que eles fizeram essa reflexão maior e que concluíram que precisam ser ajustadas. A gente vê que o reflexo de tudo isso na vida de cada um deles é sempre positivo”, complementou.
 
Joaquim Paiva de Paula, engenheiro florestal, vê essa iniciativa como de grande valia já que os participantes podem corrigir alguns erros no que diz respeito a convivência com os filhos após a separação. “Infelizmente já tenho outra separação no passado, com dois filhos, hoje já fizeram faculdade, mas foi uma fase muito difícil. Daqui hoje, depois de uma segunda separação, saio com novos horizontes e nova orientação. Espero que todos tirem proveito como estou tirando”, falou.
 
Paiva disse que muita coisa do que ele viu durante a Oficina de Pais e Filhos já havia acontecido com ele e foi resolvido da maneira errada enquanto era casado. “Aqui vamos sair com orientações de psicólogos e fica mais fácil contornar o problema, desde que o casal e os filhos assistam essa oficina”, ressaltou.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO