Mato Grosso, 30 de Setembro de 2024
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Na véspera da Copa do Mundo, três obras devem ser entregues em Cuiabá

10.06.2014
11:56
FONTE: Pollyana Araújo/G1 MT

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Pelo menos três obras localizadas no trecho entre o Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, e a Arena Pantanal, estádio que irá sediar os quatro jogos da Copa do Mundo na capital mato-grossense, devem ser liberadas para o tráfego de veículos nesta quarta-feira (11), véspera do mundial de futebol. A Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) prometeu dar fim a todos os bloqueios existentes ao longo da Avenida da Feb, em Várzea Grande.

Além da liberação de trechos que estavam interditados para obras de drenagem e pavimentação, duas obras de mobilidade urbana na Avenida da Feb devem ser concluídas até a Copa. O viaduto Dom Orlando Chaves, que liga Cuiabá à região do Cristo Rei, em Várzea Grande, deve ser inaugurado integralmente. A obra com 153 metros de extensão custou R$ 16,7 milhões.

Já a trincheira Zero Quilômetro vai ser liberada, tanto na parte superior, cujo tráfego já era permitido desde o ano passado quanto na via inferior, porém, ainda faltarão alguns retoques. Com essa liberação na parte inferior, os veículos poderão seguir pela Avenida da Feb no sentido aeroporto-Cuiabá. Desde o início das obras na avenida, os motoristas tinham de seguir por rotas alternativas pelos bairros Cristo Rei e Ponte Nova, em Várzea Grande para ir a Cuiabá.

Outra obra a ser entregue antes do mundial é a trincheira do Verdão, que vai dar acesso à Arena Pantanal. Ao custo de R$ 24,3 milhões, a trincheira que deve melhorar o fluxo da Avenida Miguel Sutil, uma das mais movimentadas da capital, também está entre as obras que deverão ser liberadas nesta quarta-feira. A duplicação da Rodovia Mário Andreazza, em Várzea Grande, também pode ser concluída a tempo do mundial.

Apesar dessas inaugurações, mais de 30 obras previstas para melhorar o trânsito e a paisagem da capital até a Copa não ficaram prontas. Os atrasos, segundo o governo do estado, se deve a vários fatores, entre eles a adequação de projetos, como da trincheira Santa Rosa, que não será concluída. Durante a obra, foram necessárias alterações nas redes de energia e de água e esgoto que passam pela Avenida Miguel Sutil, por exemplo.

Também foram necessárias mais de 800 desapropriações de imóveis localizados nos trechos das avenidas onde foram construídos viadutos e trincheiras. Parte dessas desapropriações foram feitas prevendo a instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que não ficou pronto para a Copa e só deve começar a operar no ano que vem, como prevê a Secopa.

O período chuvoso prolongado e à escassez de mão-de-obra também contribuíram para os atrasos. Somente na construção do estádio foram empregados mais de 2 mil trabalhadores.

'Tour da véspera'
Com a expiração do prazo para a conclusão de outras obras, o governador Silval Barbosa (PMDB) deve apresentar nesta quarta-feira o que foi feito no período pré-Copa em um tour de ônibus pelas duas cidades. 
Acompanhado de jornalistas, o governador deve seguir até ao aeroporto, passando pela trincheira Zero Quilômetro, viaduto Dom Orlando Chaves, trincheira Verdão. Em seguida, deve seguir até a rotatória da UFMT. Existe a possibilidade de a obra ser liberada para a Copa.

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