Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Mendes confirma ‘Tia Nair’ como nome do novo parque da cidade

01.12.2015
09:48
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O prefeito Mauro Mendes recebeu na tarde desta segunda-feira (30), no Palácio Alencastro, a família de Nair Cunha Monteiro, popularmente conhecida como “Tia Nair” e que dá nome ao parque localizado no bairro Jardim Itália. Projeto de lei será encaminhado à Câmara de Vereadores para a manutenção do nome do parque e criação do Memorial dos Bandeirantes, que servirá como espaço cultural no local.

“A ideia da mudança de nome do parque foi trazida inicialmente por uma falha de informações a respeito da origem daquela área. Mas, assim que diversas manifestações chegaram até nós e ficamos sabendo da grande contribuição que ela e seus familiares prestaram à cidade, reconhecemos e demos um passo atrás. O nome do parque será ‘Professora Nair Cunha Monteiro’ e como a ideia era homenagear os fundadores de Cuiabá, no ato dos 300 anos da Capital, será criado o Espaço Cultural ‘Memorial dos Bandeirantes’”, explicou Mauro Mendes.

Ele reiterou que em momento algum houve o interesse de retirar a homenagem, já que o espaço cultural ganharia o nome “Tia Nair” e que em sua gestão a intenção é sempre de prestigiar personalidades que tiveram serviços prestados à Cuiabá. Mauro Mendes citou os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) inaugurados e que ganharam nomes como Névio Lotufo, Clovito Hugueney, José Meirelles e Jaira Cuiabano, entre outros.

“Além desses, tivemos duas avenidas importantes, mas que estavam desprestigiadas, como a Avenida Lavapés, que na verdade se chama Avenida José  ( Zelito) Monteiro de Figueiredo, e a Avenida Antártica, que é Avenida José  Rodrigues do Prado, cuja homenagem já foi restituída em totem no início das vias”, contou o prefeito.

A filha da homenageada, Alayde Monteiro Prado, agradeceu ao prefeito pela recepção e, principalmente, pela manutenção do nome do parque. “Ela foi bastante importante para todos nós, uma família cuiabana, apegada às tradições. Estou acompanhando a obra e sonhando com a reforma pronta. O parque nasceu pequeno e, como Cuiabá, está crescendo”, disse ela, garantindo que todos os familiares estarão presentes à inauguração do local.

Participaram da reunião, além da filha de Nair, os familiares Leopoldo Nigro (sobrinho), Luiz Carlos Nigro (sobrinho-neto), Ricardo Nigro (sobrinho-neto), Valéria Nigro (sobrinha-neta), Yara Lotufo (prima), Maritza Prado de Barros (neta), Ricardo Prado Oliveira (bisneto), Niucelina Oliveira (esposa de Luiz Carlos).

Também o vereador Leonardo Oliveira e os secretários municipais Kleber Lima (Governo e Comunicação), Rogério Gallo (Procuradoria-Geral), Alberto Machado (Cultura, Esporte e Turismo) e os adjuntos Jefferson Moreno (Turismo) e João Batista (Governo).

Parque Professora Nair Cunha Monteiro “Tia Nair”
O Parque Tia Nair está localizado entre os bairros Jardim Itália, Renascer e Santa Inês e foi entregue à população em dezembro de 2007. O nome é uma homenagem à tia do empresário Orlando Nigro, que doou a área.

O parque terá pistas de caminhada e ciclismo, ambas com drenagem, para evitar alagamentos. A lagoa que está dentro do parque contará com ilha, cascata de três metros de altura, pedalinho e tirolesa. O local terá ainda academia coberta, parquinho infantil e 400 vagas de estacionamento. Há também a construção de um restaurante, cuja administração será licitada para que uma empresa assuma a concessão.

O espaço ganhará jardinagem diferenciada e iluminação especial, com lâmpadas de LED iluminando todas as palmeiras plantadas. O parque foi pensado para se tornar uma atração noturna e ficará aberto até a meia-noite.

A área total do Parque Tia Nair foi ampliada em 43%, passando a ter 20 hectares, e os recursos para a obra são da Ginco Empreendimentos, para compensar os impactos ambientais gerados pela empresa com a construção de empreendimentos imobiliários.

Nair Cunha Monteiro – Nasceu em 14 de julho de 1911, em Cuiabá. Casou-se, com Álvaro Duarte Monteiro, aos 18 anos e teve cinco filhos. Durante sua vida, Nair engajou-se em lutas sociais, religiosas e de educação. Foi ela quem pediu ao marido a doação do terreno onde hoje está implantada a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e foi incentivadora da fundação da Faculdade de Direito no local. Faleceu em 23 de março de 1997, após 67 anos de casada.

Vila do Natal
Durante o mês de dezembro o parque abrigará a Vila do Natal, cujo projeto está sendo finalizado pela equipe da primeira-dama Virginia Mendes. A vila será inaugurada junto com o parque.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO