Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Jovem cria própria marca de roupa com peças exclusivas em Cuiabá

16.03.2017
09:35
FONTE: Denise Soares/G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Ana Rafaella Gori Leão
Com peças estampadas e criativas, a designer Ana Rafaella Gori Leão, de 25 anos, lança uma minicoleção a cada semana, desde que decidiu seguir a paixão pela moda e criar a sua própria marca de roupa. Há quase um ano, ela mantém uma loja na Rua 24 de Outubro, em Cuiabá, onde comercializa as roupas que confecciona e também vende acessórios de outras jovens empreendedoras.

Apaixonada pelo universo da moda desde a adolescência, Gori se formou em design de moda há três anos em uma faculdade da capital mato-grossense.

- Eu entrei na faculdade apaixonada, queria ter a minha própria marca, ter minha identidade e minhas próprias roupas. Queria uma moda mais jovem e diferente - , disse.

Para abrir o próprio negócio – um ateliê para a confecção das peças e uma loja para comercializar os produtos –, Ana diz que teve ajuda do marido e da família. Ela é filha de uma arquiteta e de um administrador.

Antes de seguir para o ramo do comércio, ela começou cursar a faculdade de biomedicina, porém, não se identificou.

- Minha primeira faculdade foi biomedicina, mas eu não me formei. Parei quase na metade do curso e falei: 'não, isto está errado'. Fui atrás de tudo, fui quebrando a cara -, afirmou a jovem.

Gori avalia que em Cuiabá o campo para se trabalhar como designer de moda é pequeno e curto para quem é recém-formado.

- Não somos um grande centro, como São Paulo e Rio de Janeiro, onde há mais oportunidades, mas estamos montando um campo para quem vai vir - , argumentou.

Antes de tocar o próprio negócio, a jovem empreendedora fez estágio em uma loja de multimarcas da avó dela. Também trabalhou como consultora de moda e imagem em outra empresa.

Para ela, o 'carro-chefe' do empreendimento é a parceria com outra designer que faz as estampas das camisetas. Ana se casou logo após se formar e começou a dar os primeiros passos para ter um ateliê e, posteriormente, a loja, aberta há seis meses.

Ela percebeu que o negócio poderia dar certo depois que fez uma parceria com uma designer Camila Pasinato, que elaborou estampas exclusivas para uma coleção de camisetas.

- Fizemos as nossas primeiras estampas e o negócio bombou, vendi tudo. Aí eu pensei: 'estou no caminho certo'. Logo depois fiz a segunda coleção com ela [Camila] e fui evoluindo. Eu vendia para amigos, que indicavam outros amigos. Eu vendia por redes sociais e de casa em casa. Sempre fui apaixonada pela moda e queria ter minha marca. Me realizei - , declarou a designer.

No ateliê, que fica na região do Bairro CPA, em Cuiabá, as peças são produzidas por três costureiras. Até o fim do semestre deste ano três novas coleções devem ser lançadas.

Ana lembra que a responsabilidade é grande: ela tem que pensar e organizar desde a parte financeira, as compras, até a qualidade do produto que chega ao cliente.

- Meu papel hoje é criação. Eu desenho e crio a coleção inteira. Eu desenvolvo tudo: a cartela de cores, escolha de tecidos, todos os desenhos da modelagem. Eu faço a minha coleção e a subdivido em semanas. Toda semana tem um giro de peça nova, toda semana tenho uma minicoleção nova. Minha estampa é exclusiva - , contou.

Para a jovem, o segredo para o sucesso do negócio é se arriscar. Ela diz que antes de se aventurar no ramo, fez uma pesquisa de mercado e planejou tudo com um ano de antecedência.

- Tem que ter qualidade para dar certo. A pessoa tem que arriscar. Não pode ter medo, mas também tem que ter pé no chão. Eu já bati muito a cabeça e tive um negócio antes desse. E esse negócio não deu certo, eu fracassei antes. Até ter o próprio negócio a gente erra e fui errando até acertar - , declarou.

Jovens empreendedores
Ana Gori faz parte dos cerca de 100 mil jovens empreendedores de Mato Grosso, segundo a pesquisa intitulada “Os Donos do Negócio no Brasil”, divulgada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base nos dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios de 2014 (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A dica do Sebrae-MT é que seja traçado um planejamento antes de qualquer tipo de empreendimento. “É necessário que seja feito um estudo: quem serão os fornecedores, quem serão os clientes, quanto vou precisar vender para dar lucro, se o negócio será viável ou não, qual o custo ou a despesa média”, disse o gerente de empreendedorismo do Sebrae-MT, Roberto Dahmer.

Fazendo esse planejamento, conforme o representante, o empreendedor poderá saber se os passos tomados até aquele momento estarão em harmonia com o que é esperado para o negócio. O Sebrae-MT tem projetos sociais gratuitos para alunos, tanto da rede pública quanto privada, sobre empreendedorismo.

Os professores recebem capacitação e aprendem metodologias que serão repassadas aos estudantes. Neste ano, o projeto Educação Empreendedor deve alcançar 40 mil alunos em Mato Grosso. Os estudantes recebem livros, são capacitados (conforme a idade), desenvolvem projetos e fazem apresentações nas escolas sobre os conteúdos que aprenderam.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO