Mato Grosso, 01 de Outubro de 2024
Mato Grosso

FIEMT e Prefeitura definem localização do Senai/Sesi em Lucas do Rio Verde

11.05.2013
16:24
FONTE: ExpressoMT/Celso Ferreira Nery

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Otaviano e Miguel celebram a definição da instalação do Senai e Sesi com representantes da FIEMT
Deverá ser encaminhado para a Câmara Municipal nos próximos dias, o projeto que destina área para construção dos prédios próprios do Senai e do Sesi em Lucas do Rio Verde. Uma rápida reunião na Prefeitura Municipal no início da tarde deste sábado definiu o local que abrigará as duas instituições. A área fica na Avenida Pará, ao lado do Poder Legislativo.

Acompanhado da diretora regional do Senai, Lélia Brun, o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso, Jandir Milan, avaliou a área oferecida pelo prefeito Otaviano Pivetta e pelo vice Miguel Ribeiro. Ele citou que o novo espaço é centralizado e vai atender os interesses do Senai e do Sesi. No ano passado, quando Gilberto Figueiredo era o diretor regional do Senai, uma área próximo da Prefeitura chegou a ser cogitada para abrigar a instituição. Naquela ocasião, não foi cogitada a implantação do Sesi – Serviço Social da Indústria.

Milan disse que a Federação aguardava a definição da política de incentivos fiscais do Governo Estadual, votado esta semana pela Assembleia Legislativa. Com a decisão, estava pendente apenas a definição da área para implantação das duas instituições. A implantação do Sebrae, que também é coordenado pela FIEMT, também foi comemorado por Jandir. Há poucos dias a Câmara aprovou doação de área para o Sebrae. A licitação da obra já foi iniciada e nos próximos dias ela começa a ser construída na Avenida Pará, próximo ao PSF 4. “Talvez seja a obra mais imediata que vai concorrer a conclusão”, analisa. O presidente da FIEMT não quis falar em prazos, mas estipulou que as obras geridas pela federação têm prazos de 12 a 15 meses para conclusão. 

Município com potencial agrícola e industrial, Lucas do Rio Verde é visto pela FIEMT como essencial para a definição de programas de capacitação e qualificação de mão de obra. Jandir sinaliza que Lucas se transformará em polo industrial, atraindo novos investimentos. “Por isso acredito que esses investimentos vêm a calhar”, destacou o presidente da FIEMT, ressaltando que a presença física do Senai e Sesi servirão como atrativo para a vinda de mais indústrias. “Vai ser visível Lucas do Rio Verde antes do Senai e depois do Senai. É grande a mudança para a população, para o trabalhador, pras indústrias, que vai ter mais qualidade e mão de obra treinada”, emendou.

Além de Lucas do Rio Verde, outros municípios também serão beneficiados com a implantação do Senai: Alta Floresta, Nova Mutum e Sorriso.

“A localização do Sesi/Senai tem que ser primordial para o usuário”, explicou Jandir ao falar sobre a área destinada pelo município. Inicialmente a estrutura prevista (das três disponibilizadas pelo Senai) era a 1, mas diante das perspectivas de crescimento de Lucas do Rio Verde, a FIEMT definiu o modelo 2, com aproximadamente 5 mil metros quadrados. A instituição poderá usar a sua estrutura, contando com diversos laboratórios para oferecer diversos cursos para a população luverdense. Entretanto, o Senai deverá levantar a demanda, para depois definir que cursos serão ofertados. “Vamos fazer uma pesquisa das maiores demandas”, explicou.

O prefeito Otaviano Pivetta comemorou o fato de Lucas do Rio Verde estar entre as prioridades do Senai em Mato Grosso. Ele citou que a vinda do Senai e Sesi vão ajudar na qualificação da mão de obra do luverdense, uma necessidade do município e do trabalhador, que garante entre outras coisas, melhor renda e emprego. 

“A vinda do Senai marca o início de uma nova fase para o nosso município e o que nós queremos é melhorar a renda do trabalhador, aumentar a massa salarial, e a qualificação é um insumo básico para aumentar o salário do cidadão. Cidadão que não tem qualificação ganha pouco e a tendência é sofrer e trabalhar muito”, observou Pivetta.

Logo após a visita, servidoras já iniciaram a elaboração do projeto que será encaminhado para análise e votação na Câmara Municipal.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO