O sol forte logo no começo da manhã não inibiu a presença do luverdense na Avenida Rio Grande do Sul, que foi parcialmente interditada para a realização do desfile cívico-militar de comemoração do 7 de setembro, dos 190 anos da Independência do Brasil. Ao todo, 25 instituições, entre escolas, clubes de serviço e corporações militares, foram à avenida celebrar a data.
O desfile foi aberto pela banda musical municipal e corpo coreográfico. Primeiro, foram executados o Hino Nacional Brasileiro, o Hino de Lucas do Rio Verde e o Hino da Independência. Em seguida, a banda entoou duas canções populares, apresentando evolução do corpo coreográfico.
Depois, as escolas municipais foram se revezando na avenida, destacando os temas e projetos trabalhados por cada unidade. A Érico Veríssimo, que homenageia o escritor gaúcho, trouxe a avenida adereços com títulos das obras de Veríssimo, como Clarissa e o Tempo e o Vento. Além disso, deu destaque aos projetos Sacola da Leitura, o Brasil de todas as cores, grão em grão e aulas integradas. A escola, localizada no bairro Rio Verde, conseguiu a melhor média de avaliação do IDEB entre as escolas municipais de Mato Grosso, fato lembrado durante a evolução na avenida.
Única escola da rede estadual presente no desfile cívico, a Angelo Nadin homenageia um pioneiro. Nadin sempre participou dos anseios da sociedade na década de 80 e ajudou na organização de uma comissão para buscar melhorias para o setor educacional. Em 1985, em viagem à Cuiabá para tratar da documentação da escola, sofreu acidente de trânsito vindo a falecer. Alunos e professores destacaram os projetos trabalhados, como o Fazendo arte na escola e jogos educativos: um estímulo para a aprendizagem.
Depois das escolas, foi a vez das entidades, como o Departamento de Cultura, o Centro de Tradições Gaúchas, Grupo Escoteiro Calango entre outros. O público ainda acompanhou a evolução dos militares do Corpo de Bombeiros e também da Polícia Militar.
O comandante do Corpo de Bombeiros, Capitão Heitor, elogiou o desprendimento do público que foi à avenida celebrar o 7 de setembro. O militar lamentou que o hábito de enaltecer a Pátria é mais veemente em situações como Copa do Mundo ou mesmo durante a Semana de 7 de setembro. “São poucas as chances, oportunidades que a gente tem de enaltecer o nosso patriotismo, mas as poucas que a gente tem fica feliz em ver a população comparecendo, um desfile bonito, as escolas municipais fortíssimas e as corporações crescendo também”, comentou o oficial, lembrando que o Corpo de Bombeiros desfilou pela primeira vez em 2011 e levou para a avenida, além dos componentes da corporação, equipamentos como o carro de resgate e de combate a incêndio. Alunos que fizeram parte do projeto Bombeiro do Futuro participaram do desfile em carro aberto.
A secretária de Educação, Elaine Lovatel, avaliou positivamente o desfile. Ela agradeceu a presença do público que prestigiou os alunos e grupos de serviços que foram as figuras centrais do desfile. “Nós planejamos e procuramos fazer sempre o melhor possível e assim, de modo geral, aconteceu tudo como o planejado”, destacou.
O prefeito Marino Franz, que recebeu no palanque montado na Praça do Imigrante autoridades civis e militares, também elogiou a evolução do desfile. “O principal foi mostrar o trabalho que é realizado pela comunidade escolar. Fizeram questão de mostrar seu IDEB, que pra nós é motivo de satisfação. Todos nós luverdenses temos orgulho da nossa educação em Lucas do Rio Verde, que é referência, não apenas em nível de Estado, mas em nível de Brasil”, exaltou o prefeito Marino Franz, ao final do desfile, citando que os avanços conseguidos são frutos do trabalho dos profissionais da área de educação.