Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
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Delegacia Virtual recebeu mais de 42 comunicações em 2015

08.02.2016
09:43
FONTE: Luciene Oliveira | PJC-MT

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Pela Delegacia Virtual (www.delegaciavirtual.mt.gov.br) foram comunicados mais de 42 mil ocorrências, sendo 34.498 para extravio ou perdas de documentos.

O extravio representou 84% do total de boletins confeccionados pela Delegacia Virtual (www.delegaciavirtual.mt.gov.br), que no ano de 2015, que recebeu, ao todo, 42.817 registros e validou 38.335. A unidade, além do extravio, registrou 5.898 furtos, mas confirmou 3.582  boletins; 36 desaparecidos e 220 denúncias.

No ano de 2014,  em razão da Copa do Mundo, a Delegacia Virtual foi procurada para a comunicação de 44.599 ocorrências e convalidou 40.162, sendo 36.156 de extravio de documentos e 3.695 furtos.

O registro de extravio de documentos é considerado assistencial já que não demanda investigação, mas o cidadão necessita comunicar que perdeu algum tipo de documento para retirada da segunda via, principalmente da identidade, o RG, e também para se precaver no caso de ter os dados utilizados por criminosos, na prática de crimes como o estelionato, falsidade ideológica e uso de documento falso. 

“O registro do extravio é justamente para se evitar transtorno maior. Esse documento em mãos erradas pode ser usado para abrir uma empresa, fazer compras a créditos no mercado, entre outros. O registro é uma segurança para que a pessoa venha a responder criminalmente e até ação civil”, explicou o delegado Roberto Pereira Amorim, coordenador da Central de Registros de Ocorrências da PJC.  

Conforme o delegado, no período do Carnaval os registros de pequenos delitos aumentam em razão do fluxo de pessoas que estão sujeitas a ação dos chamados “batedores de carteiras”, que buscam também por celulares e joias, nos locais de festejos.

“O principal é orientar as pessoas de que nesses dias de carnaval não precisam levar todos os documentos e cartões. Leva somente a CNH que serve como documento de identidade. Evite usar o celular nessas aglomerações, pois tem os batedores e até mesmo pode perder”, pontuou.

Pela Delegacia Virtual, o cidadão não precisa sair de casa ou enfrentar filas em uma delegacia de polícia. O serviço é disponibilizado no portal da Segurança Pública (https://portal.sesp.mt.gov.br/portaldaseguranca/pages/home.seam). Pelo site, além do extravio ou perda de documentos, o cidadão também realiza o registro de furtos simples, denúncias e desaparecimentos de pessoas.

Nos próximos dias, uma nova versão da Delegacia Virtual será disponibilizada ao cidadão, que terá um rol maior de serviços oferecidos pela internet como: furto de celular, exercício ilegal da profissão, calúnia, difamação, ameaça, constrangimento ilegal e outros.

Registros não validados
Os registros não convalidados são aqueles que apresentam dados incorretos ou inconsistentes na hora do preenchimento dos formulários, e ainda comunicações de delitos que não estão no rol da Delegacia Virtual, devendo o cidadão procurar uma delegacia física por haver necessidade de perícias ou exames de corpo delito.

O ambiente da Delegacia Virtual registra boletins de ocorrências em três idiomas, português, inglês e espanhol e traz explicações do que é considerado “extravio”, “furto” e “roubo” para que o registro seja confeccionado na modalidade correta.

Após o registro, o boletim passa por conferência e checagem de informações, que vai garantir se ocorrência registrada está de acordo com os serviços processados pela unidade virtual e a veracidade de dados prestados pelo usuário.

O trabalho de verificação é realizado por 11 servidores, divididos em 4 equipes de 2  a 3 pessoas, que depois de checadas as informações, encaminham  o boletim validado ao e-mail do comunicante, em até 15 minutos.

Central de Ocorrências
A Central de Ocorrências da Prainha é a principal base fixa de registro de boletins de ocorrências da Polícia Judiciária Civil. A unidade oferece estrutura, física e de servidores, para o atendimento de cerca de 5 mil pessoas por mês.

Em 2015, na unidade foram registradas 57.591 ocorrências, sendo o carro-chefe da procura o extravio de documentos com 19.234 registros; seguido do furto 7.140; da preservação de direito 7.110 – ocorrência esta considerada atípica que não gera procedimento de investigação -; roubo com 6.597;  ameaça com 4.282; danos materiais e danos por acidentes de trânsito, lesão corporal, estelionato, e outras ocorrências de naturezas diversas.

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