Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

CPI da Copa consulta sobre dilação do prazo e aprova quatro convidados para depor

02.09.2015
08:23
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Obras da Copa, nesta sessão ordinária de terça-feira (1), encaminhou consulta à Procuradoria da Assembleia Legislativa para que se manifeste sobre a possibilidade de dilação do prazo de 180 dias. Os membros também votaram o convite para que quatro pessoas prestem esclarecimentos sobre a escolha da cidade-sede Cuiabá para o Mundial. Estiveram presentes hoje, os deputados Dilmar Dal'Bosco (DEM), Wagner Ramos (PR), o relator Mauro Savi (PR) e o presidente Oscar Bezerra (PSB). 

Os convidados irão depor sobre o processo de escolha da cidade-sede, o que conforme o presidente da CPI, deputado estadual Oscar Bezerra (PSB) segue as normativas do processo de metodologia adotado através do Sumário de Sistematização do Processo de Investigação.

Os nomes aprovados para terem depoimento colhido pela CPI, são o deputado estadual Baiano Filho (PMDB), ex-secretário estadual de Esportes, o ex-diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) José Antônio Pagot, o ex-secretário adjunto de Esportes, Laércio Vicente de Arruda e o presidente licenciado da Federação Matogrossense de Futebol (FMF) Carlos Orione.

Na sessão desta terça-feira, a Procuradoria da Casa de Leis apresentou o relatório parcial dos trabalhos já desenvolvidos pela CPI das Obras da Copa, principalmente no que concerne à ratificação do objeto de investigação, que ampliou de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para todas as 56 obras contratadas para o Mundial de 2014.

Os membros da CPI votaram o encaminhamento de consulta para que a Procuradoria da Casa de Leis possa se manifestar sobre possível dilação do prazo de 180 dias para o término das investigações, tendo em vista a paralisação de mais de 60 dias pela falta de equipe técnica. O parecer opinativo da Procuradoria deve respaldar a atuação da CPI, caso seja pela dilação do prazo, deverá ser apresentada justificativa e votada em plenário por todos os parlamentares.

“A metodologia adotada através do Sumário demonstra todo o passo a passo da investigação, desde o início do processo de escolha da cidade-sede Cuiabá, então, queremos puxar o fio da meada. E por isso, neste retorno dos trabalhos queremos ouvir todos os envolvidos nesta escolha, mas como convidados para que possamos esclarecer este processo de escolha que foi político”, apontou o deputado Oscar.

As sessões da CPI foram suspensas para organizar a agenda destes convidados que irão depor, e retorno das atividades está marcado para o dia 9 de setembro, em que novos nomes serão votados para prestarem esclarecimentos durante a investigação. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO