O Conselho Estadual das Associações das Revendas de Produtos Agropecuários (Cearpa), unidade de Sinop (MT), recebeu nesta sexta-feira (16) a visita de acadêmicos, revendedores, produtores e alunos de cursos técnicos. O dia de “Portas Abertas” à comunidade encerrou a programação que o Cearpa Sinop realizou em comemoração ao Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL), celebrado em 18 de agosto e que é promovido pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev).
A unidade iniciou as atividades com palestras em escolas no último dia 05 de agosto. De acordo com o coordenador-geral do Centro de Processamento de Embalagens (CPE), Jackson Capistrano, cerca de 600 pessoas visitaram o local.
“Nosso objetivo foi orientar os alunos e a comunidade em geral com relação aos cuidados que devem ser tomados no manuseio de embalagens vazias, de como a destinação correta desses objetos influencia na preservação ambiental e como o trabalho dos CPEs é fundamental dentro da cadeia do agronegócio”, explicou Capistrano.
Na unidade, os visitantes participaram de palestras sobre o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), segurança no trabalho, receituário agronômico e tecnologia de aplicação de defensivos.
Para o acadêmico do curso de agronomia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Francisco de Jesus, as palestras e visita foram oportunidades de vivenciar na prática o que é ensinado em sala de aula.
“É mais uma experiência para a minha vivência no meio agrícola”, acrescentou.
Segundo o presidente do Cearpa Sinop, Anderson Roberto Holz, as informações que os alunos receberam nas palestras devem ser repassadas pelos filhos aos pais.
“Vivemos uma economia baseada no campo. A maioria das famílias desses alunos estão ligadas ao agronegócio e quando a informação chega por meio de um membro desse grupo as probabilidades dela ser mais eficaz são maiores. Os estudantes exercem papel de multiplicadores dessas orientações”, enfatizou Holz.
Além das palestras, os estudantes participam ainda de um concurso de desenho e redação, no qual os melhores trabalhos serão premiados. Os nomes dos vencedores devem ser divulgados em setembro.
NA REGIÃO
Em Sorriso o Cearpa também realizou atividades nas escolas. A unidade, que processa 900 toneladas de embalagens vazias por ano, recebeu cerca de 500 pessoas. Em Luca do Rio Verde, onde são processadas 600 toneladas de embalagens por ano, em torno de 620 pessoas foram conscientizadas pelo Cearpa.
CEARPA
É uma entidade sem fins lucrativos fundada em 2007 para defender os interesses das revendas de produtos agropecuários. É responsável pelo recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos em 15 cidades de Mato Grosso. Anualmente processa, e manda para a reciclagem, 10 mil toneladas de embalagens vazias, que industrializadas, viram canos, correias e conduítes.