Mato Grosso, 31 de Outubro de 2024
Mato Grosso

Artesanato de Mato Grosso é referência nacional

06.04.2012
20:43
FONTE: Elaine Perassoli

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Mato Grosso está se tornado referência para outros Estados, quando o assunto é artesanato. Pioneiro em várias ações, o Estado deve concluir a implantação da carteira de artesão ainda no primeiro semestre de 2012. O novo documento chega à mão do profissional com código de barra, foto e assinatura digital.

Isso facilitará o acesso aos benefícios proporcionados tanto pelo governo Estadual, como Federal. Esta lista inclui capacitação, isenção de impostos e facilita os trâmites para a exportação das peças. O secretário de Indústria, Comércio, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf ressalta que o objetivo é transformar os artesãos em empreendedores. “É um trabalho demorado, mas quando feito com dedicação promove resultados rápidos”.

O Programa de Artesanato Mato-grossense, desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) tem 2.500 artesãos cadastrados. A coordenadora Elvira Leite explica que o Governo Federal está preparando vários benefícios para o artesão brasileiro. “Somente os que tiverem a carteira digital é que conseguirão receber os benefícios. Os mato-grossenses estarão entre os primeiros”, garante. Além da carteira do artesão, haverá também a do trabalhador manual.

Mato Grosso também tem dois multiplicadores do curso de capacitação de artesão, que faz parte do Plano Nacional de Capacitação. Elvira conta que ao todo eram 45 multiplicadores de todos os Estados brasileiros. Destes, somente 12 continuam o trabalho e dois deles são de Cuiabá.

Esta evolução e pioneirismo é resultado do trabalho realizado pela equipe da Sicme. Elvira conta ainda que está sendo elaborado um selo de qualidade do artesanato mato-grossense. “Temos trabalhado muito. Os resultados estão surgindo e isso tem nos motivado a trabalhar ainda mais”.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO