A instalação de passagens fauna para animais silvestres ao longo da ferrovia em Mato Grosso já está em fase de conclusão. O projeto da América Latina Logística (ALL), concessionária responsável pela administração da linha férrea na região, visa reduzir o atropelamento dos bichos nos trilhos e possibilitar a mobilidade segura das espécies pelo corredor ecológico, minimizando o impacto ambiental sobre a fauna.
Ao todo, são 27 pontos de travessia - com medidas de 2,0 metros de altura e 2,5 de largura - espalhados no trecho da ferrovia entre os municípios de Itiquira e Rondonópolis. A escolha dos locais foi feita através de um estudo que apontou as áreas com maior concentração de animais. “Geralmente são escolhidas zonas mais verdes e úmidas que formam um corredor ecológico. Algumas travessias também são instaladas em pontos de alagamento, servindo ainda como galeria em época chuvosa”, explicou o gerente de Terminais da ALL em Mato Grosso, Ivandro Paim.
Em todas as passagens também estão sendo instaladas cercas guia em ambas as margens de cada estrutura, com objetivo de induzir o uso dos túneis pelos animais. Com dois metros de altura e 150 metros de extensão em cada lado, a cerca é fixada 30 cm adentro da terra, para evitar que bichos escavadores passem pelo bloqueio.
Em travessias já concluídas, técnicos da Cia Ambiental, terceirizada responsável pelo trabalho de instalação e monitoramento das estruturas, já detectaram animais transitando pelos acessos. A equipe realiza um estudo sobre a eficiência das passagens, identificando os principais animais que fazem uso do dispositivo e levantando dados estatísticos sobre a diminuição de atropelamentos.
Além das passagens fauna com cerca para direcionamento dos animais, a ALL também realiza a recomposição da vegetação com espécies nativas ao longo de todo o trecho. Mais de 400 mil mudas já foram plantadas às margens da linha férrea, desde o início do projeto, no ano passado. O objetivo, além de recuperar ambientalmente o trecho e as APP’s, é realizar um cortinamento vegetal e a arborização dos terminais ferroviários.