Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Esportes

Brasil conquista cinco ouros no primeiro dia do Aberto Pan-Americano de Lima

26.03.2017
01:58
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A seleção brasileira de judô dominou o primeiro dia do Aberto Pan-Americano da modalidade, em Lima, no Peru. Ao todo, o time conquistou dez medalhas, sendo cinco ouros, uma prata e quatro bronzes, indo ao pódio em todas as sete categorias em ação neste sábado. Marcelo Contini, Charles Chibana, Eleudis Valentim, Phelipe Pelim e Tamires Crude subiram ao lugar mais alto no pódio. Na categoria de Chibana, inclusive, o Brasil fez a trinca, com o ouro, a prata e o bronze.

No peso ligeiro, até 60kg, Phelipe Pelim levou o ouro vencendo na final Michael Patino Villagra, do Peru, por um wazari. No chaveamento, ele bateu Dilmer Calle, também peruano (por ippon), e na semifinal derrotou Yann Siccardi, de Monaco, por ippon. Mais tarde, no meio-leve, até 66kg, uma trinca brasileira. Charles Chibana venceu Gabriel Pinheiro, também brasileiro, ao acumular dois wazaris e chegar ao ippon com quatro minutos de combate. Na semifinal, outro brasuca esteve diante de Chibana. Foi Marcelo Fuzita, que perdeu e ficou com o bronze.

No peso leve, até 73kg, Marcelo Contini confirmou a boa fase vencendo Antoine Bouchard, do Canadá, na final, por um shido (punição), no golden score. Na semifinal, ele bateu Alonso Wong, do Peru. A final, inclusive, poderia ter sido brasileira, mas Eduardo Barbosa foi derrotado por Bouchard em uma das semifinais e ficou com o bronze.

No feminino, o peso ligeiro, até 48kg, teve Gabriela Chibana. Ela perdeu logo na primeira luta para Erin Morgan, do Canadá. Na repescagem, venceu Anne Suzuki, dos EUA, e depois Mary Dee Vargas, do Chile, mas acabou derrotada novamente por Erin Morgan. Mesmo assim, ficou com o bronze. O ouro ficou com a argentina Paula Pareto, campeã olímpica na Rio 2016.

Em seguida, Eleudis Valentim foi ouro no peso meio-leve, até 52kg, batendo na final a argentina Abi Betsabe Cardozo, por um wazari, já no golden score. Na semifinal, ela triunfou sobre outra argentina, Oritia Gonzalez. Na única luta do chaveamento, Eleudis já tinha vencido Diana De Jesus, da República Dominicana.

No peso leve, até 57kg, Tamires Crude venceu o ouro para o Brasil. Ele derrubou a argentina Gimena Laffeuillade na final por um wazari. Antes, derrotou a americana Mariah Holguin. No peso até meio-médio, 63kg, o Brasil ficou com o bronze de Danielle Oliveira. Ela foi até a semifinal, mas perdeu para a americana Leilani Akiyama. O ouro foi de outra americana, Alisha Galles. Para ter a chance de brigar pelo bronze, Danielle venceu na repescagem a brasileira Cynthia Silva e antes a peruana Marisel Cardenas.

Neste domingo, o Brasil volta ao tatame Ricardo Serrão (-81kg), Thiago Chiodi e Gustavo Assis (-90kg), Ruan Isquierdo (+100kg), Maria Portela e Amanda Oliveira (-70kg), Samanta Soares e Melina Scardua (-78kg) e Maria Suelen Altheman e Rochele Nunes (+78kg).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO