Os sites de compra coletiva viraram febre nos últimos tempos, mas junto com o aumento da popularidade também veio o crescimento no número de reclamações por parte dos usuários dos serviços.
Em resposta a isso, o Procon-SP, órgão de defesa do consumidor vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, convocou uma reunião com os sete maiores sites de compras coletivas do país para adotarem medidas que diminuam a insatisfação dos consumidores.
Caldeirão de Ofertas, Clickon, Clube do Desconto, Groupon, Peixe Urbano, Pesca Coletiva e Privalia foram as empresas chamadas pelo Procon. Para se ter ideia, foi registrado um aumento de mais de 400% no número de reclamações em comparação com o mesmo período do ano passado.
O Groupon lidera o ranking com o maior número de queixas de consumidores: 702 durante o primeiro semestre de 2012, contra 99 no mesmo período do ano passado. Isso representa uma alta de 609% na insatisfação dos clientes. Já o índice de resolução dos problemas do site caiu de 90% para 70%.
Em segundo lugar está o Clickon, que passou de 35 reclamações em 2011, para 276 em 2012. Peixe Urbano, Caldeirão de Ofertas, Privalia, Clube do Desconto e Pesca Coletiva completam a lista, nessa ordem.
O Procon-SP disse ainda que já foram aplicados R$ 250 mil em multas para empresas do setor.