Mato Grosso, 02 de Janeiro de 2025
Mato Grosso

Vereadores debatem Projeto para regulamentação do uso de cannabis para tratamento de saúde

12.11.2024
09:24
FONTE: Juliano Zimmer

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • transferir_11

Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal, desta segunda-feira (11), os vereadores debateram sobre um projeto de lei que visa regulamentar o uso medicinal do canabidiol nas unidades de saúde e hospitais de Lucas do Rio Verde.

 

A proposta é do vereador Wagner Godoy (União Brasil), que é apoiado pelos vereadores: Gilson Fermino, o Urso (DC), Ideiva Foletto (PDS) e Sandra Barzotto (Republicanos). O projeto tem como meta, o tratamento de doenças crônicas como transtorno do espectro autista, fibromialgia, epilepsia e outras enfermidades crônicas, permitindo o uso terapêutico.

 

Wagner Godoy destacou a importância do projeto, que vai beneficiar os pacientes que já fazem uso da substância para aliviar os sintomas, por isso, é necessário a regulamentação da cannabis para ser usada como um medicamento.

 

“Muitos pacientes, antes dependentes de vários remédios para dor, encontraram alívio significativo apenas com o uso do canabidiol”

 

O projeto estabelece que o uso do canabidiol será restrito a prescrições médicas, e focará em especialidades como neurologia, psiquiatria e neuropediatria, com destaque para o tratamento de epilepsia, esclerose múltipla e transtornos neurológicos infantis.

 

 

A proposta segue para análise nas comissões da Câmara Municipal, onde será debatido entre os parlamentares, e ser encaminhado para votação em plenário.

 

Propostas sobre o assunto

 

Vários projetos de lei com o objetivo de regulamentar o uso medicinal do canabidiol já passaram pelo Congresso Nacional. Na Câmara Federal, tramitou o PL 399 de 2015, do deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE), que cria condições para viabilizar a comercialização de medicamentos com extratos da planta cannabis na fórmula. 

 

Em 2014, o então senador Cristóvam Buarque (PDT-DF), foi relator de uma sugestão popular para a regulamentação do uso medicinal da substância. E em 2017 foi lançado uma proposta parecida no Senado Federal através do PL 514. 

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO