Mato Grosso, 02 de Abril de 2025
Mato Grosso

Secretário Estadual de Educação fala sobre enfrentamento, colaboração e superação na educação brasileira

31.03.2025
15:59
FONTE: Seduc-MT

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O secretário estadual de Educação, Alan Porto, faz uma reflexão sobre os desafios que os profissionais da educação têm enfrentado no que diz respeito ao ensino de qualidade.

 

Alan destaca que desde que a pandemia da Covid-19 chegou, o cenário educacional se tornou um verdadeiro campo de provocação e superação. Isso porque, a interrupção das aulas presenciais e o desafio do ensino remoto deixaram cicatrizes, por outro lado, ensinou a importância da resiliência e da adaptação.

 

“Hoje, enquanto nos preparamos para mais uma prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica 2025 (Saeb), sinto que é hora de avançarmos um pouco mais em nossa narrativa em torno da educação. Precisamos deixar para trás a mentalidade de que "não sou bom em português e matemática" e adotar a postura de "como posso melhorar?", afirma Alan.

 

O secretário aponta que os resultados impactam diretamente nas políticas públicas, investimentos e, principalmente, na rotina dos estudantes. Sobretudo, no avanço da 8ª para a 5ª posição no ranking nacional até 2026.

 

“A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) tem se empenhado em articular ações que visam não apenas a preparação para o SAEB, mas a transformação da forma como encaramos o aprendizado”.

 

O exame, que acontece a cada dois anos, entre outubro e novembro, é mais do que uma simples consideração de alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio da rede pública, em língua portuguesa e matemática.

 

O SAEB é um termômetro da qualidade da educação. Prefeitos e secretários municipais de Educação já compreenderam a sua importância.

 

Foi lançado no dia 25 de março deste ano, durante o 1º Fórum de Prefeitos pela Educação, mais uma ação de enfrentamento focada na preparação para o SAEB. O Regime de Colaboração entre o Estado e os municípios simboliza esse esforço coletivo que também envolve professores e, claro, alunos, pais e responsáveis.

 

“Precisamos que toda a sociedade sinta que faz parte desse movimento, já que a qualidade da aprendizagem não é uma responsabilidade isolada. É uma construção coletiva. Quando vislumbramos o futuro, já não cabe a pergunta: como posso melhorar? Devemos nos perguntar: como podemos, juntos, elevar nossos índices e garantir que todos tenham a chance de aprender e se desenvolver?”, pontua Alan Porto.

 

É fundamental que a comunidade estudantil e a sociedade se unam a nós nessa jornada. É importante que haja um engajamento ativo, onde cada um se sinta parte dessa mudança.

 

Para o secretário, as ações que estão sendo implementadas vão além das salas de aula. Elas envolvem apoio emocional, estratégias de ensino diferenciadas e um olhar atento às dificuldades enfrentadas pelos alunos.

 

"A recuperação do tempo perdido não foi apenas uma meta, mas um compromisso com o futuro das crianças e jovens. Ao olharmos para o SAEB 2025, é preciso lembrar que cada ponto conquistado representa uma história de superação. Assim, vamos juntos transformar a forma como vemos a educação e, principalmente, como nos vemos dentro dela”, conclui Porto.

 

 

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