A Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso prendeu, na madrugada desta segunda-feira (20), quatro pessoas que estavam transportando sete galos de rinha. A prisão ocorreu em Sorriso, a 420 km de Cuiabá, durante uma abordagem de rotina dos policiais. Os suspeitos e as aves estavam em uma caminhonete que seguia com destino a Lucas do Rio Verde.
Os envolvidos têm entre 21 e 55 anos e moram em Lucas do Rio Verde. De acordo com Andrea Piacenzo, chefe da PRF em Sorriso, os animais estavam bastante machucados. “Entramos em contato com um veterinário, que se colocou à disposição para fazer o tratamento inicial, para que depois possamos encaminhar os animais de acordo com a recomendação do Ibama [Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis]”, disse.
De acordo com o médico veterinário Marco Antônio Wenzel, depois de treinados, os galos de rinha são condicionados a sempre atacar os indivíduos semelhantes. “Então, vamos ter o cuidado de mantê-los separados, tratar os ferimentos que precisam ser tratados e dar uma melhorada na condição deles”, explicou.
Inicialmente, as aves vão ficar em um hotel para animais a fim de que possam ser tratadas. “Depois, vão ser reencaminhadas para Santa Helena, onde tem um pessoal esperando para fazer a guarda definitiva deles”, disse Wenzel.
Segundo a PRF-MT, o caso configura crime de maus tratos a animais, cuja pena é de 3 meses a um ano de detenção, multa e multa administrativa, que pode chegar a R$ 5 mil por animal. Os suspeitos foram encaminhados para uma delegacia da Polícia Civil, que vai dar continuidade ao caso.