Mato Grosso, 22 de Dezembro de 2024
Economia / Agronegócio

Pressões advindas do crescimento

02.03.2015
10:06
FONTE: Marcus Eduardo de Oliveira

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Enquanto cresce o consumo “atendendo” alguns privilegiados, degrada-se, sobremaneira, o meio ambiente à medida que mais crescimento econômico responde pela exaustão (na origem do termo: “cansaço”) dos recursos naturais e energéticos e pela completa depredação dos serviços ecossistêmicos. 

Contra fatos, não há argumentos: é limitada a capacidade de o ecossistema terrestre suportar as pressões advindas do crescimento econômico.

Dados acerca do consumo de bens e serviços em escala mundial reafirmam as inaceitáveis diferenças entre os mais ricos e os mais pobres. Simplesmente, 80% do consumo privado mundial é abocanhado por 20% da população mundial residente nos países mais ricos, “sobrando” para 80% da população (5,6 milhões de pessoas), residente nos países mais pobres e em vias de desenvolvimento, apenas 20% da produção mundial. 

Apenas os EUA, com 4,5% da população mundial (315 milhões de habitantes) consomem 40% dos recursos disponíveis, o que permite concluir que, se os demais habitantes do mundo desejarem consumir no mesmo nível dos estadunidenses, será necessário mais quatro planetas Terra, o que é simplesmente insano. 

Consumo em larga escala é claro e cristalino sinônimo de degradação dos ecossistemas naturais; mais produção econômica é resultado evidente de mais poluição, de mais lixo (descarte), e de menos ambiente preservado, o que compromete, sobremaneira, a qualidade de vida. 

Não por acaso, etimologicamente a palavra “consumir” significa “esgotar”. Enquanto os mais ricos exageram no consumo, os mais pobres sofrem de perto as consequências do desequilíbrio ambiental. 

Nos últimos 30 anos, o consumo mundial de bens cresceu numa média anual de 2,3%; em alguns países do leste asiático essa taxa supera o patamar de 6%. 

Stephen Pacala, ecologista da Universidade Princeton, aponta que as 500 milhões de pessoas mais ricas do mundo (aproximadamente 7% da população mundial) são atualmente responsáveis por 50% das emissões globais de dióxido de carbono, enquanto os 3 bilhões mais pobres são responsáveis por apenas 6%.

De acordo com o Worldwatch Institute (Relatório “O Estado do Mundo”), em 2008 foram vendidos no mundo 68 milhões de veículos, 85 milhões de refrigeradores, 297 milhões de computadores e 1,2 bilhão de telefones celulares. O consumo da humanidade em bens e serviços em 1960 atingiu o equivalente a US$ 4,9 trilhões (dólares de 2008); em 1996, chegou a US$ 23,9 trilhões e, dez anos depois, atingia mais de US$ 30 trilhões. 

Na França, a média do consumo de proteínas é de 115 gramas/dia, ao passo que em Moçambique é de apenas 32 gramas. Cada cidadão dos Estados Unidos, na média, consome 120 quilos de carnes ao ano (10 quilos por mês), enquanto um angolano consome 24 quilos/ano, (2 quilos/mês). Os 350 milhões de estadunidenses comem 9 bilhões de aves todos os anos. 

Na Ásia inteira, com 3,5 bilhões de pessoas, consome-se 16 bilhões/ano. Há 150 carros para cada mil habitantes na China, enquanto nos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) essa relação é de 750, e na Índia, apenas 35.

De um lado, cresce exageradamente o consumo e a dilapidação de todo o patrimônio natural (diminuição das florestas e de toda a biodiversidade; à disponibilidade da água potável que era de 17.000 metros cúbicos per capita em 1950 hoje atinge 7.000 metros cúbicos) do outro, disparam os índices de desigualdade social, tornando mais crônico ainda o modo de viver dos mais pobres e carentes. 

De acordo com estudos divulgados pela United Nations Development Programme os cinco países mais ricos, pelo tradicional indicador PIB, (EUA, China, Japão, Alemanha e França) consomem 45% das proteínas disponíveis, 58% da energia, 84% do papel, 14% das linhas telefônicas, enquanto os cinco países mais pobres (Zimbábue, Chade, Burundi, Libéria e Guiné-Bissau) consomem 5% das proteínas, 4% de energia, 1,1% do papel e 1,5% das linhas telefônicas.

Os gastos com cosméticos ao ano somente nos EUA chegam à importância de US$ 8 bilhões. A Europa gasta com cigarros, também ao ano, mais de US$ 50 bilhões e mais US$ 105 bilhões são dispendidos em bebidas alcoólicas. Os gastos em armamentos e equipamentos bélicos no mundo giram, ao ano, próximo de US$ 780 bilhões, enquanto apenas US$ 9 bilhões seriam suficientes para levar água e saneamento básico para toda a população mundial. 

A questão então é, grosso modo, bem simplista: nenhum sistema econômico pode basear seu crescimento contínuo tendo como base (suporte) uma biosfera que não cresce – e nunca crescerá – de tamanho; de uma biosfera que não se renova. 

É justamente isso que não se sustenta; por isso o alcance da sustentabilidade fica cada vez mais distante, afinal, só é sustentável aquilo que se renova. O que não se renova não se sustenta.

Logo, trata-se de um equívoco usar as taxas de consumo excessivo para estabelecer, com isso, padrões de desempenho econômico, de melhoria no modo de viver. 

Marcus Eduardo de Oliveira é Economista, professor e especialista em Política Internacional (FESP). 
prof.marcuseduardo@bol.com.br

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