Uma carga de aproximadamente 18 toneladas fosfato roubada, na BR 070, foi recuperada pela Gerência de Combate ao Crime Organizado, da Polícia Judiciária Civil, na segunda-feira (14.03). Parte da carga estava em um estabelecimento comercial em Várzea Grande e o restante foi localizado em uma fazenda na estrada de Cáceres (225 km a Oeste).
Além da carga, a ação resultou na apreensão de dois veículos e de uma arma de fogo e munições. O dono da empresa, de 22 anos, foi preso em flagrante pelo crime de receptação qualificada e do caseiro da fazenda, 41, por posse ilegal de arma de fogo e munições.
O roubo da carga aconteceu no dia 21 de fevereiro, na BR 070, em Nossa Senhora do Livramento, quando o motorista do caminhão que transportava o produto foi rendido por criminosos e mantido em cativeiro.
A recuperação da carga aconteceu após a equipe do GCCO receber informações sobre uma pessoa que estava comercializado o produto em um estabelecimento, na região central de Várzea Grande. Em verificação da denúncia, policiais encontraram no fundo do estabelecimento cerca de 300 sacos de fosfato, em embalagens que não correspondiam ao produto, somando aproximadamente 15 mil quilos.
Questionado sobre a origem do produto, o dono da empresa disse que não possuía nota fiscal da mercadoria e que havia recebido em troca de uma dívida. O suspeito disse que buscou o produto em uma fazenda na BR 070, Km 562, estrada de Cáceres e que no local ainda teria outra grande quantidade de fosfato.
Diante das informações, os policiais deslocaram até a fazenda, onde imediatamente visualizaram o restante da carga, coberta com uma lona, totalizando mais de 13 toneladas apreendidas. Segundo o delegado Flávio Henrique Stringueta, ainda havia cerca de 5 mil quilos de fosfato esparrado pelo chão, o qual não foi possível fazer a apreensão por ter molhado e empedrado.
Em continuidade as buscas na propriedade, foi apreendido uma arma de fogo carabina Rossi 38, com 9 munições, e dois veículos, um Toyota Corolla e um Ford Ka, este último roubado no sábado (11.03) em Várzea Grande.