Mato Grosso, 14 de Novembro de 2024
Policia

Polícia Civil de Lucas do Rio Verde realiza apreensões no bairro Bandeirantes durante Operação Rota do Sertão

31.10.2024
09:29
FONTE: Juliano Zimmer / PF

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • whatsapp_image_2024_10_31_at_09_27_51

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso (FICCO/MT) deflagrou nesta quinta-feira (31/10) a Operação Rota do Sertão, que visa combater um complexo esquema de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, adulteração de veículos e crimes ambientais.

Os policiais cumprem medidas cautelares em Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte e Tapurah, em Mato Grosso. O grupo utilizava Sinop como base estratégica para o envio de drogas para o Nordeste, além de cargas de madeira ilegal a estados do Sudeste.

As ordens judiciais partiram da 5ª Vara Criminal de Sinop/MT, sendo dois mandados de prisões temporárias, seis mandados de busca e apreensão e o sequestro de 22 carretas e quatro veículos de passeio pertencentes aos investigados, avaliados aproximadamente em R$ 10 milhões. 

Durante as investigações, a equipe da FICCO/MT realizou a apreensão de uma carga de cloridrato de cocaína que totalizou aproximadamente 800 kg, na cidade de Picos/PI, quando estava sendo transportada de caminhão para o Porto de Pecém/CE.

A droga foi obtida na fronteira do Brasil com a Bolívia e transportada até um entreposto em Sinop, onde era transferida para outra carreta com cargas lícitas de milho que seguiu até o Nordeste.

As investigações também apuraram que o grupo se envolvia no transporte de madeira ilegal para estados do Sudeste. Em uma das abordagens realizadas em Goiânia/GO, foi apreendida uma carga de madeira transportada pelo grupo sem documentação ambiental regular, o que configura crime ambiental. O grupo investigado tinha por estratégia realizar o transporte dos ilícitos em caminhões clonados, a fim de minimizar prejuízos em caso de eventual apreensão das cargas.

Com apoio da Polícia Rodoviária Federal, a polícia Civil de Lucas do Rio Verde localizou na manhã desta terça feira, um dos envolvidos nesse esquema criminoso, entre os bairros Bandeirantes e Parque das Emas. Os policiais apreenderam dois computadores, dois celulares, e uma caixa contendo documentos de empresas que faziam parte das negociações e relações comerciais com o grupo criminoso.

A FICCO/MT consiste em uma força integrada composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Judiciária Civil e Polícia Militar, e tem por objetivo realizar uma atuação conjunta e integrada no combate ao crime organizado em Mato Grosso.

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO