Responsabilidade. Esta é a palavra que norteia Rodrigo Moledo e Juan. A dupla de zaga, considerada ideal por Dunga, terá a missão neste domingo de conter os avanços do Esportivo e terminar o jogo em Caxias sem lesão nem levar cartão.
A explicação é simples. Nestes dois primeiros meses de 2013, o técnico colorado vem sofrendo com os zagueiros. Ronaldo Alves e Índio estão lesionados. Jackson ainda está em fase final de recuperação. Para complicar ainda mais, Moledo está pendurado com dois cartões. Caso leve advertência diante da equipe do técnico Luís Carlos Winck e o Inter se classifique, estará fora da decisão da Taça Piratini, o primeiro turno do Gauchão.
- A gente está com três zagueiros machucados. É preocupante. Eu estou com dois amarelos. Tomara que eu jogue bem e não tenha cartão para jogar a final - projeta.
Juan também falou sobre o momento do setor. O ex-zagueiro da Seleção e do Roma disse que é preciso estar alerta, mas não se pode "tirar o pé", até para ajudar Dunga e os companheiros a superarem o Esportivo.
- A responsabilidade é muito grande. A gente representa um grande clube. Agora só tem o Moledo e eu, e é preciso dar 100% dentro de campo.
Apesar de saber que precisa ter um maior cuidado, o defensor garante que não mudará seu estilo de jogo no final de semana. Até pela função. Se precisar “matar” a jogada para parar o lance e fazer a falta, agirá com naturalidade e cometerá a infração.
- A gente sabe que não tem muito que fazer. Às vezes, você chega atrasado e precisa fazer uma falta. Faz parte do jogo.
Ronaldo Alves sofreu uma lesão muscular na coxa direita. Deve ficar afastado de três a quatro semanas. Índio passou por uma cirurgia no joelho direito. A previsão é de que ficasse pronto para voltar aos trabalhos na última semana. Entretanto, a cicatrização demorou mais do que o planejado, e o departamento médico evita colocar um prazo para o seu retorno. Jackson teve uma ruptura parcial nos ligamentos do joelho esquerdo e já corre ao redor do campo.
Garotos podem ganhar chances
Caso Moledo seja suspenso, Dunga precisará escolher entre três garotos: Dalton, Romário e Alan. Dalton chegou ao Inter em 2010, mas nunca conseguiu se firmar. Sofreu com lesões durante o período e acabou emprestado em duas oportunidades, para Atlético-PR (2011), e Criciúma, no ano passado. Até hoje, o jogador de 23 anos só disputou cinco partidas pelo Inter.
Já Romário sempre foi cercado de grandes expectativas. O canhoto sempre foi presença constante nas convocações para seleções de base. Ano passado, acabou marcado pelo erro contra o Cerâmica. Na ocasião, foi tentar cabecear uma bola e errou. Para conter o avanço da equipe de Gravataí, cometeu a falta que culminou no gol de Rogerinho, o segundo na derrota do Inter por 2 a 1. Ele também soma cinco jogos pelo Colorado.
Alan é o mais inexperiente do trio. O zagueiro de 22 anos foi integrado ao grupo principal no final da temporada, quando Osmar Loss comandou interinamente a equipe nas últimas duas rodadas do Brasileirão. Neste ano, com Loss, disputou o jogo contra o Cerâmica (vitória por 2 a 1) e com Dunga, na derrota por 1 a 0. O jogador de 1m94cm é uma das apostas da direção para o decorrer da temporada.