O Inter aprendeu duplamente com os erros de 2013. Após ter chances de cair no Brasileirão passado, mostra uma campanha de fôlego na vice-liderança. Mais do que isso: ao passar apuros, sabe hoje como se portar diante de um rival desesperado, a exemplo desta quinta, quando enfrenta a Chapecoense, 16ª colocada no Nacional.
A prova disso está nos números. Em 11 duelos contra os sete piores colocados, o Colorado conseguiu sete vitórias, três empates e uma derrota. Os números correspondem a aproveitamento de 72%, ou 24 pontos - superior ao líder Cruzeiro.
Nos últimos quatro confrontos contra os times que estão no Z-4, o Inter venceu três (4 a 2 contra Coritiba, 3 a 0 diante do Criciúma e 2 a 0 com o Botafogo). Só perdeu para o Vitória, por 2 a 0. Contra a Chapecoense, no primeiro turno, também obteve triunfo. Ganhou de 2 a 0, com gols de Wellington Paulista.
Alex estava no grupo que brigou para se afastar das proximidades da zona de rebaixamento em 2013. Na ocasião, o time, treinado pelo interino Clemer, enfileirou insucessos e chegou à última rodada com chances matemáticas, e ainda assim remotas, de cair, mas escapou com empate com a Ponte Preta, ficando em 13º. O elenco tirou lições e tratou de usá-las como arma.
- Jogo difícil. Time jogando lá marca muito, é muito aguerrido. Aí às vezes você não consegue ter seu volume de jogo. Na metade de baixo da tabela a briga é acirrada, então a gente espera essa dificuldade.
O importante é você não sair perdendo. Porque aquele adversário, e a gente sabe porque viveu isso ano passado, vê o tempo como seu inimigo - avalia o meia. - Às vezes, eles podem estar no melhor dia deles, e a gente nem tanto. Ou vice-versa. Futebol é assim. Estamos nos preparando com essa mentalidade.
Óbvio que buscamos consistência na partida, então vamos ver se conseguimos ser eficientes para impor nosso jogo.
O Inter é segundo colocado na tabela, com 47 pontos, 19 à frente da Chapecoense. Os comandados de Abel Braga ainda treinam às 14h30 desta quarta-feira e viajam para Santa Catarina às 18h30. A partida está marcada para 20h30 de quinta, na Arena Condá.