Em comemoração ao Dia Mundial dos Rios, no domingo (25), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou investimentos feitos para garantir a navegabilidade, como recursos direcionados para obras como o derrocamento do Pedral do Lourenço, ações na hidrovia do Tocantins e no rio São Francisco, bem como a dragagem do rio Madeira, em fase final de contratação.
Utilizar plenamente as hidrovias confere mais rentabilidade de frete e aumenta a competitividade dos produtos. Há também benefícios indiretos: reduzir o trânsito de caminhões em longas distâncias diminui a emissão de poluentes na atmosfera, além de acarretar menos acidentes de trânsito e melhor conservação das rodovias, com menos excesso de peso.
Fórum Permanente de Navegação
Na última semana, o Dnit propôs, em Manaus (AM), a criação de um Fórum Permanente de Navegação.
A proposta feita pelo diretor de Infraestrutura Aquaviária, Erick Moura, foi aceita durante evento pela Desburocratização da Navegação. “Essa comunicação permanente é fundamental para que o Dnit execute suas obras levando em consideração as necessidades do setor, garantindo ações convergentes para aumentar a utilização de hidrovias.” A primeira reunião do Fórum Permanente será realizada em outubro.