O Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Mato Grosso (Fepeti/MT) realizará na próxima sexta-feira (30/05) o evento “Todo dia é dia de ser criança”, em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A perspectiva é reunir 800 crianças e adolescentes, de 10 a 17 anos, para um dia de atividades recreativas e educativas no Sesipark, em Cuiabá. A programação vai das 13h às 17h e contará com a presença dos humoristas Nico e Lau, além de brincadeiras e premiações.
O Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt) participará do evento por meio do programa ‘Me Encontrei’, que apoia a prevenção e erradicação do trabalho infantil e, ao mesmo tempo, capacita jovens entre 14 e 18 anos para o mercado de trabalho. Para o presidente do Sistema Fiemt, Jandir Milan, é preciso valorizar aqueles que construirão o futuro do país. “Temos que, desde já, encontrar maneiras de erradicar o trabalho infantil, mas ao mesmo tempo, criar soluções para que essas crianças encontrem bases sólidas na educação”.
O evento tem como objetivo sensibilizar a sociedade mato-grossense da necessidade de assegurar às crianças e aos adolescentes não apenas direito à vida, mas à saúde, à educação, ao lazer, à cultura e à convivência familiar e, principalmente, à proteção contra toda forma de exploração, violência e discriminação. Também participarão do evento, crianças e adolescente oriundas dos projetos MPT na escola, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), ProJovem e Siminina.
Desde 2009 o Fepeti vem realizando anualmente evento alusivo ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, chegando em 2014 a sua 6ª edição. Como a data este ano coincidirá com a abertura dos jogos da Copa do Mundo no Brasil (12/06), o Fórum decidiu pela antecipação das comemorações para 30 de maio.
FEPETI
Instituído com a missão de “ser um espaço permanente e democrático de articulação, sensibilização e mobilização das instituições governamentais e da sociedade civil para a prevenção e erradicação do trabalho infantil”, o FEPETI/MT congrega órgãos públicos e representantes da sociedade civil organizada, dos trabalhadores e empregadores, bem como operadores do Direito.
Em fevereiro deste ano o TRT de Mato Grosso passou a responder pela secretaria executiva do Fórum, função que está sendo exercida pela desembargadora Eliney Veloso (titular), ao lado do juiz auxiliar da Presidência Paulo Brescovici (suplente).