Mato Grosso, 22 de Janeiro de 2025
Mato Grosso

Desfile cívico reúne escolas e entidades em Lucas do Rio Verde

07.09.2012
16:25
FONTE: ExpressoMT / Celso Ferreira Nery

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O sol forte logo no começo da manhã não inibiu a presença do luverdense na Avenida Rio Grande do Sul, que foi parcialmente interditada para a realização do desfile cívico-militar de comemoração do 7 de setembro, dos 190 anos da Independência do Brasil. Ao todo, 25 instituições, entre escolas, clubes de serviço e corporações militares, foram à avenida celebrar a data.

O desfile foi aberto pela banda musical municipal e corpo coreográfico. Primeiro, foram executados o Hino Nacional Brasileiro, o Hino de Lucas do Rio Verde e o Hino da Independência. Em seguida, a banda entoou duas canções populares, apresentando evolução do corpo coreográfico.

Depois, as escolas municipais foram se revezando na avenida, destacando os temas e projetos trabalhados por cada unidade. A Érico Veríssimo, que homenageia o escritor gaúcho, trouxe a avenida adereços com títulos das obras de Veríssimo, como Clarissa e o Tempo e o Vento. Além disso, deu destaque aos projetos Sacola da Leitura, o Brasil de todas as cores, grão em grão e aulas integradas. A escola, localizada no bairro Rio Verde, conseguiu a melhor média de avaliação do IDEB entre as escolas municipais de Mato Grosso, fato lembrado durante a evolução na avenida.

Única escola da rede estadual presente no desfile cívico, a Angelo Nadin homenageia um pioneiro. Nadin sempre participou dos anseios da sociedade na década de 80 e ajudou na organização de uma comissão para buscar melhorias para o setor educacional. Em 1985, em viagem à Cuiabá para tratar da documentação da escola, sofreu acidente de trânsito vindo a falecer. Alunos e professores destacaram os projetos trabalhados, como o Fazendo arte na escola e jogos educativos: um estímulo para a aprendizagem.

Depois das escolas, foi a vez das entidades, como o Departamento de Cultura, o Centro de Tradições Gaúchas, Grupo Escoteiro Calango entre outros. O público ainda acompanhou a evolução dos militares do Corpo de Bombeiros e também da Polícia Militar.

O comandante do Corpo de Bombeiros, Capitão Heitor, elogiou o desprendimento do público que foi à avenida celebrar o 7 de setembro. O militar lamentou que o hábito de enaltecer a Pátria é mais veemente em situações como Copa do Mundo ou mesmo durante a Semana de 7 de setembro. “São poucas as chances, oportunidades que a gente tem de enaltecer o nosso patriotismo, mas as poucas que a gente tem fica feliz em ver a população comparecendo, um desfile bonito, as escolas municipais fortíssimas e as corporações crescendo também”, comentou o oficial, lembrando que o Corpo de Bombeiros desfilou pela primeira vez em 2011 e levou para a avenida, além dos componentes da corporação, equipamentos como o carro de resgate e de combate a incêndio. Alunos que fizeram parte do projeto Bombeiro do Futuro participaram do desfile em carro aberto.

A secretária de Educação, Elaine Lovatel, avaliou positivamente o desfile. Ela agradeceu a presença do público que prestigiou os alunos e grupos de serviços que foram as figuras centrais do desfile. “Nós planejamos e procuramos fazer sempre o melhor possível e assim, de modo geral, aconteceu tudo como o planejado”, destacou.

O prefeito Marino Franz, que recebeu no palanque montado na Praça do Imigrante autoridades civis e militares, também elogiou a evolução do desfile. “O principal foi mostrar o trabalho que é realizado pela comunidade escolar. Fizeram questão de mostrar seu IDEB, que pra nós é motivo de satisfação. Todos nós luverdenses temos orgulho da nossa educação em Lucas do Rio Verde, que é referência, não apenas em nível de Estado, mas em nível de Brasil”, exaltou o prefeito Marino Franz, ao final do desfile, citando que os avanços conseguidos são frutos do trabalho dos profissionais da área de educação.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO