Alex está mais velho. Mas só na idade. Completa 32 anos nesta terça-feira com disposição e humildade dignas de um garoto que ainda busca espaço no mundo do futebol. Após ser protagonista em sua primeira passagem, sobretudo no ano de 2008, na conquista da Copa Sul-Americana, o meia de chute potente agora acalma a canhota e a usa para servir companheiros. Uma vida de garçom ou "coadjuvante", como ele mesmo define, em entrevista ao GloboEsporte.com, sem nenhum constrangimento e com a já reconhecida sinceridade que o acompanhou também por Spartak de Moscou, Corinthians e Al-Gharafa, do Qatar e seleção brasileira.
- O amadurecimento vem com o tempo. A certeza do que posso fazer e render, do que é importante para mim e o que é importante para o grupo. Você entender que é um coadjuvante importante e não necessariamente um protagonista. Você vê isso um pouco melhor - confia, em conversa de cerca de 20 minutos realizada na sala de imprensa do Centro de Treinamentos do Parque Gigante.
Paciência não é sinônimo de acomodação. Fará seu 198º jogo com a camisa do Inter na próxima quarta-feira, contra o Caxias, pela semifinal do Gauchão. Caso o time avance, completará a honrosa marca de 200 partidas de vermelho justamente no amistoso diante do Peñarol, na reinauguração oficial do novo Beira-Rio, coroação especial de um currículo que traz títulos no Beira-Rio, como a Libertadores e o Mundial em 2006, a Recopa, em 2007, e a Sul-Americana em 2008, o armador deseja repetir o sucesso de sua primeira passagem pelo clube gaúcho.
- Acho muito legal você alcançar estas marcas em grandes clubes, em clubes vitoriosos. E completando 200 jogos de conquistas. Isso é o mais gostoso, o mais prazeroso, o que contarei para todo mundo da minha história. Quero prolongar. Se puder prolongar para 300 jogos, 350, 400, eu não sei. Para onde for possível.
Hoje, não tenho o pensamento de sair daqui. Quero me doar ao máximo para voltar a conquistar o que conquistamos e os nacionais que eu ainda não tenho aqui e o clube almeja atualizar. Este é o meu grande desejo. Se eu puder repetir tudo que conquistei ficarei muito feliz.