IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO
Surgiu uma nova febre nas dietas. Sementes utilizadas na alimentação de passarinhos, como painço, girassol e alpiste, estão sendo consumidas por humanos. Mas cuidado. Antes de sair por aí roubando o almoço de seu bichinho de estimação, é preciso prestar atenção em algumas características desses alimentos. E saiba mais: o consumo das três variedades de sementes não tem benefícios comprovados ainda.
Quem afirma é a nutricionista e diretora-geral da empresa paulista de consultoria, assessoria e nutrição Qualy Food, Vivian Zollar. Tanto o alpiste e o painço, quanto a semente de girassol são ricos em carboidratos, mas não apresentam vantagens se comparados a outros cereais, de acordo com a nutricionista. Eles fazem parte do grupo das gramíneas, assim como o arroz, e podem ser consumidos como os demais alimentos do gênero, mas segundo ela, sem expectativa de resultados específicos, como o emagrecimento.
Os cereais estão na base da pirâmide alimentar, e a quantidade recomendada para adultos saudáveis é de seis a oito porções por dia. Uma delas pode ser composta pelas sementes dos passarinhos, diz Vivian. Elas podem ser inseridas na sua dieta de diversas maneiras. Podem ser utilizadas como ingredientes de outras receitas, colocadas na massa das panquecas, por exemplo. Podem ainda ser refogadas ou servidas com a salada. A nutricionista explica que tais sementes não têm um modo de preparo específico e podem ser consumidas da mesma maneira que costumamos comer outros cereais, como a aveia.
A principal recomendação antes de colocá-las no seu prato é em relação ao lugar em que devem ser compradas. Como a comercialização das sementes tem como principal foco o consumo animal, não há preocupação com a higiene. Logo, ao abrir a embalagem da comida do seu passarinho, você pode encontrar larvas de insetos e pedacinhos de galhos. Ainda não é tão fácil achar as sementes produzidas para a alimentação humana, mas uma boa dica é procurar em lojas de produtos naturais.
Vivian salienta, contudo, que existem outros cereais que, mesmo “fora de moda”, são comprovadamente saudáveis, como o milho, que é ainda mais rico em carboidratos que o alpiste, e a aveia, que é facilmente encontrada em qualquer supermercado.
IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO