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A China foi o principal comprador de vinhos brasileiros noprimeiro semestre deste ano. Segundo dados das empresas integrantes do Wines of Brasil, projeto realizado entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o país foi responsável por 21,8% das exportações de janeiro a junho, com um total de US$ 405 mil. O valor representa umcrescimento de 492% em relação ao registrado no mesmo período de 2011, US$ 68,4 mil.
Com os chineses no topo da lista de principais importadores, as vendas para o exterior nos primeiros seis meses do ano cresceram 86% ante o mesmo período do ano passado. Durante esse tempo, as vinícolas registraram um total de US$ 1,85 milhão em vendas para fora, enquanto no ano passado a soma dos mesmos seis meses era de US$ 996 mil. O valor representa 34% do valor da meta de exportações para 2012. “É um resultado significativo, que merece ser comemorado”, diz a gerente de Promoção Comercial do Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan.
As exportações de vinhos para a China começaram em 2010. Nessa época, foram vendidos US$ 4 mil no país, por meio de Hong Kong. “Basicamente enviávamos amostras. Os negócios começaram pra valer apenas no ano passado”, diz. De acordo com Andreia, existem boas oportunidades para as bebidas brasileiras no país asiático. “Tudo acontecemuito rápido na China, que é um país enorme com uma população gigante e um interesse crescente em vinho”, comenta Andreia. O volume de vinho colocado na China pulou de 18,4 mil litros para 41 mil litros – um incremento de 123%. Além disso, o preço médio da bebida cresceu 140% - o maior entre os oito mercados prioritários do Wines of Brasil.
1º China
2º Reino Unido
3º Rússia
4º Holanda
5º França
6º Estados Unidos
7º Polônia
8º Suíça
9º Finlândia
10º Bélgica
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